Antes de instalar o FAP – Formulário para Apresentação de Proposta certifique-se de ter lido atentamente a chamada pública à qual irá se candidatar. As oportunidades disponíveis no momento encontram-se na seção Chamadas Públicas.
Requisitos
CPU: Processador 400mhz, ou superior (recomendado 800mhz).Somente para processadores com barramento de 32 bits.
Memória RAM: 64MB, ou superior. (Recomendado 128MB).
Sistema Operacional: Windows 98, ME, 2K, XP, Vista ou 7. (Ainda incompatível com o Linux e MAC).
Espaço em Disco: 50MB disponível.(Recomendado 70MB).
Opções Regionais e de Idiomas: devem estar ajustadas para Português (Brasil)
Conexão direta com a Internet: para a atualização automática do sistema, instalação de demandas e envio das propostas. (Obs.: o FAP não funciona em ambientes com proxy ou proxy autenticado). Caso haja firewall é necessário que seja liberada a porta 80 para o servidor 179.107.46.12
Segue abaixo instruções para envio eletrônico, caso o cliente esteja utilizando Windows 10.
Acesse este link ( http://fap.finep.gov.br/envioFAP2005/f_enviarProposta.jsp ) diretamente e envie o arquivo .fapml da proposta.
Salve e imprima o recibo que será gerado, pois como o envio está sendo feito por fora do programa FAP, a impressão da proposta não gerará registro de envio na capa.
Como instalar o FAP
Para preencher formulários e submetê-los à Finep é necessário instalar o FAP em seu computador. Para instalar o FAP é necessário baixar o instalador do programa no link ao final da página. Quando perguntado se deseja salvar ou executar o arquivo, opte por salvar. Em seguida, execute o arquivo que foi baixado e siga os passos do assistente de instalação. Ao final do processo de instalação aparecerá na área de trabalho o ícone para executar o programa
Como instalar a demanda
Para instalar a demanda (arquivo específico referente à chamada pública escolhida) é necessário que seu computador esteja conectado à internet, pois o FAP realiza o download dos arquivos necessários automaticamente. Caso haja um Firewall instalado na sua máquina, o download não será possível e aparecerá a seguinte mensagem:
"Não foi possível estabelecer conexão com a internet para instalar a lista de Demandas Disponíveis. Verifique se sua máquina está conectada à internet ou se existe algum dispositivo de segurança bloqueando o acesso do FAP. Entre em contato com o suporte de informática de sua instituição/empresa"
O suporte de informática de sua própria instituição/empresa poderá tomar as medidas necessárias para habilitar o download.
Em caso de dúvidas, consulte o Guia de Instalação do FAP.
Preenchimento
Antes de entrar em contato com a Finep, verifique se sua dúvida encontra-se na relação de dúvidas frequentes do FAP.
Para outras dúvidas, consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente da Finep: sac@finep.gov.br
Download
Download do arquivo