Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Cadeira de rodas controlada por expressões faciais
fechar

A Finep

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC/Unicamp) desenvolveram uma cadeira de rodas capaz de ser controlada por sinais cerebrais e movimentos da face ou membros. O protótipo funcional assistivo foi batizado de Cadeira Robotizada: uma inovação equipada com câmera 3D e tecnologia RealSense, da Intel, que identifica mais de 70 pontos da face (em torno da boca, nariz e olhos). O projeto contou com investimentos de R$ 1,34 milhão da Finep.

A tecnologia poderá beneficiar pessoas com tetraplegia, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), portadores de esclerose lateral amiotrófica ou outras condições de saúde que impedem o movimento preciso das mãos. O protótipo da Unicamp encontra-se em estágio intermediário entre a cadeira motorizada convencional e a cadeira robotizada do futuro. A expectativa é que o equipamento custe R$ 14 mil, o dobro do preço de uma cadeira motorizada comum, controlada por joystick.