Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Publicações
fechar

A Finep

A Finep

Bibliografia recomendada


Nesta seção encontra-se uma relação de livros disponíveis sobre o assunto.

 

AGUILAR, Francis J. A ética nas empresas: maximizando resultados através de uma conduta ética nos negócios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.


AMOEDO, Sebastião. Ética do trabalho: na era pós-qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.


ARRUDA, Maria Cecília C. de; WHITAKER, Maria do Carmo; RAMOS, José Maria R. Fundamentos da ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2005.


ARRUDA, Maria Cecília C. de; Código de ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002.


ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.


BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas-RJ, 1999.


BRASIL. Comissão de Ética Pública. Desvios éticos: risco institucional. Brasília: ESAF, 2002.


BRASIL. Comissão de Ética Pública. Encontros entre meios e fins: a experiência da Comissão de ètica Pública. Brasília: ESAF, 2002.


BRASIL. Ministério da Saúde. Capacitação para comitês de ética em pesquisa. Brasília: [s.n.], 2006. 2v.


FERREL, O. C.; FRAEDRICH, J.; FERREL, L. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. São Paulo: Reischmann & Affonso, 2001.


Finep. AUDI. Código de ética dos auditores internos da Finep. Rio de Janeiro: [s.n.], 2005.


INSTITUTO ETHOS. Formulação e implantação de código de ética em empresas –reflexões e sugestões. São Paulo: Instituto Ethos, 2000.


__________. Reflexão – A ética e a formação de valores na sociedade. São Paulo: Instituto Ethos, ano 4, no. 11, out. 2003.


__________. Reflexão – Diálogo sobre ética. São Paulo: Instituto Ethos, ano 3, no. 6, fev.2002.


__________. Reflexão – Ética e valores nas empresas: em direção às corporações éticas. São Paulo: Instituto Ethos, ano 4, no. 10, out. 2003.


KÜNG, Hans. Uma ética global para a política e a economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.


LOBOS, Julio. Ética & negócios. São Paulo: Instituto da Qualidade, 2003.


MOREIRA, J.M. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Thomson, 2002.


NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.


NASH, Laura. Ética nas empresas : um guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.


PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.


SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÉTICA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO, 2001, Brasília. 2002. Brasília. Anais. Brasília: ESAF, 2002. 3v.


SILVA, J.C.; SUNG, J.M. Conversando sobre ética e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1998.


SINGER, Peter. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 1994.


SOLOMON, Robert. A melhor maneira de fazer negócio: como a integridade pessoal leva ao sucesso corporativo. São Paulo: Negócio Editora, 2000.


__________. Ética e excelência: cooperação e integridade nos negócios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.


SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.


__________. Ética Empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.


__________. Poder, cultura e ética nas organizações: o desafio das formas de gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2005.


TEIXEIRA, Nelson G. A ética no mundo da empresa. São Paulo: Thomson, 1998.

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE