Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tanque Oceânico da Coppe/UFRJ (LabOceano)
fechar

A Finep

 

O Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) é um ambiente interno capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade. Instalado na Ilha do Fundão, o LabOceano comporta 23 milhões de litros de água e sua altura corresponde a um prédio de oito andares.

O Tanque Oceânico da Coppe/UFRJ está em operação desde abril de 2003 e foi projetado com a finalidade de realizar ensaios de modelos de estruturas e equipamentos usados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás offshore, cujas operações avançam rapidamente para regiões de até 3000m de profundidade. Com uma profundidade de 15m e um poço central com 10m adicionais, é o tanque mais profundo no mundo, e representa para o país a consolidação da sua liderança no desenvolvimento de tecnologia de águas profundas.

O tanque é resultado de um projeto quase inteiramente financiado pela Finep, com recursos do fundo setorial CT-Petro. O projeto consumiu cinco anos de trabalho de um grupo de profissionais da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ e de técnicos da Petrobras que, em 1998, idealizaram um laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa em engenharia offshore