Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Satélite Geoestacionário (SGDC)
fechar

A Finep

 

 

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) brasileiro é um projeto em construção em Cannes, na França, fabricado pela Thales Alenia Space (TAS) e supervisionado pela Visiona Tecnologia Espacial (joint-venture entre a Embraer e a Telebras). O equipamento pesa 5,8 toneladas e vai garantir conexão com a internet mesmo nos municípios mais distantes do País, ampliando o acesso Banda Larga.

Além de permitir cobrir áreas isoladas com internet, ele deve garantir mais segurança às comunicações estratégicas do Governo Federal, reforçando a rede terrestre de autarquia, atualmente com 28 mil km de extensão e presente em todas as regiões brasileiras.

A iniciativa começou no fim de 2013 e envolveu os ministérios das Comunicações, da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Finep, que apoiou o projeto com R$ 240 milhões. A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Ariane Space também participam do projeto. Em 2015, ainda como parte do projeto, a Finep e a AEB lançaram um edital no valor de R$ 53 milhões voltado para a transferência de tecnologia para empresas brasileiras tendo como objetivo final o desenvolvimento de satélites no País.