Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Avião Tucano - Embraer
fechar

A Finep


O Tucano surgiu para substituir o jato T-37, da Cessna Aircraft, cuja produção fora desativada. À época, a FAB precisava de uma aeronave de treinamento mais moderna e eficiente. A Embraer, então, elaborou o primeiro avião do gênero desenvolvido e produzido desde o início com motor turboélice, mantendo características operacionais de aeronaves a jato. O novo modelo, mais econômico, adequava-se ao cenário de alta nos preços dos combustíveis, causado pela crise do petróleo.

O avião tinha características inovadoras para a época. A configuração dos assentos era em tandem escalonados, onde o instrutor e o aluno se sentavam no eixo longitudinal (sendo o posto traseiro mais elevado, permitindo ao instrutor a visão frontal). O Tucano também foi a primeira aeronave de treinamento a possuir assentos ejetáveis, dispositivo básico de segurança.

Além de financiar este projeto, a Finep aportou recursos no desenvolvimento de outra aeronave de defesa da Embraer, também utilizada pela FAB e outras forças aéreas do mundo - o Super Tucano.

Veja, abaixo, o anúncio publicado pela Embraer em 1980:

Anúncio Tucano

 

Tucano primeirovoo

Figura1

Figura2

Figura3

(Com informações do Centro Histórico Embraer)

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.