Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Caverna Digital
fechar

A Finep

 

A fusão do real com o virtual deixou de ser novidade. Embarcando nesta nova forma de encarar a realidade, a Finep investiu cerca de R$ 15 milhões em projetos que misturam os conceitos de real com virtual. No Brasil, um dos projetos pioneiros a embarcar neste mundo multidimensional é a Caverna Digital, liderada pelo professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo. O primeiro ambiente de realidade virtual avançado brasileiro tem apoio da Finep e usa dois projetos de realidade virtual e aumentada: o VR THOR e o Cyber Archaeology.

O VR THOR é uma solução para treinamento e prevenção de acidentes na manutenção de redes elétricas de elevada potência. O sistema possui técnicas avançadas que permitem a visualizações, em tempo real, de movimentos do corpo. As simulações permitem que o usuário tenha ideia clara de que está suspenso atuando, por exemplo, no reparo de um transformador ou fio de alta tensão.

Reproduzindo sítios arqueológicos para simulações de atividades de exploração de forma não destrutiva, o Cyber Archaeology é o resultado da captura de 50 filmagens 360º, fotometrias e imagens feitas por drone que retratam fielmente a parede e a quadra de escavação de um sítio em Itapeva, São Paulo. A ferramenta virtual facilita o trabalho ao permitir que os escavadores explorem o local de diversas maneiras, podendo inclusive ir e vir no tempo mais de uma vez.