Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Pesquisas contra o Zika
fechar

A Finep

 
Pesquisas contra o Zika
 
O crescimento dos casos de doenças ligadas ao Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) no Brasil motivaram diversas iniciativas no País com o objetivo de identificar soluções tecnológicas e aumentar o patamar de conhecimento científico sobre o tema. A Finep é peça fundamental no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia criado pelo Governo, que tem como objetivo conter novos casos de microcefalia, oferecer suporte às gestantes e aos bebês e intensificar as ações de combate ao mosquito. 

Só em 2016, a Finep destinou, por meio de editais, cerca de R$ 230 milhões para pesquisas contra o zika. Entre os projetos financiados está um teste desenvolvido pela Fiocruz capaz de diagnosticar simultaneamente as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: zika, dengue e chikungunya. O teste, que identifica a doença por meio do material genético do vírus, pode ser realizado em 30 pacientes de forma simultânea. O kit oferece uma combinação pronta de reagentes, acelerando a análise das amostras e a liberação dos resultados, que saem em apenas quatro horas.

Destaque também para o programa Inova Saúde: Zika e Arboviroses, voltado para empresas brasileiras trabalharem o tema sob vários aspectos, incluindo formas de transmissão, aperfeiçoamento de diagnósticos molecular e sorológico, desenvolvimento de novos larvicidas e repelentes, e a relação do vírus com a microcefalia.