Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Postos Ecoeficentes
fechar

A Finep

A Finep apoia os postos ecoeficientes brasileiros. A financiadora investiu R$ 34 milhões em projeto para a criação desses postos, que inclui o desenvolvimento de tecnologia pela Ipiranga em parceria com universidades federais, como UFRJ (Rio de Janeiro), USP (São Paulo) e UFSC (Santa Catarina). Os estabelecimentos desse tipo são concebidos visando o uso eficiente dos recursos naturais por meio de iniciativas como: reaproveitamento da água da chuva e da lavagem dos veículos, aplicação de soluções de eficiência energética e utilização de sistemas construtivos que utilizam menos material e geram menos resíduo na obra.

Os postos ecoeficientes, que levam geralmente de 45 a 60 dias entre serem construídos e entrarem em operação, contam com uma série de benefícios ao meio ambiente, como energia solar, iluminação em LED e o chamado telhado branco, que evita o aquecimento do local.

A Ipiranga tem apostado na expansão de postos ecoeficientes por todo o Brasil, que já somam mais de 534 unidades. Entre eles está um conhecido como Jardim Carioca, localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O posto conta com 18 disciplinas em benefício do meio ambiente, com destaque para o chamado single deck, uma estrutura metálica de cobertura da pista de abastecimento que utiliza 20% a menos de aço e não utiliza forro de PVC. Outro ponto que chama atenção é um novo sistema de exaustão, que alivia a carga do ar-condicionado, gerando economia de energia. O sistema de exaustão retira o calor gerado pelos refrigeradores da loja de conveniência através de exaustores movidos à energia solar. 

 

Posto Ecoeficiente