Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Apoiada pelo Programa Centelha, startup catarinense desenvolve app para desenvolvimento imobiliário
fechar
Compartilhar

 locates

 

A startup catarinense Locates, com apoio do Programa Centelha, está facilitando os processos envolvidos no mercado imobiliário. Com os recursos adquiridos via Finep/MCTI e Fapesc, a startup conseguiu desenvolver as tecnologias de coleta de dados de seu Produto Mínimo Viável (MVP - Minimum Viable Product), para melhor qualificar, analisar e avaliar as oportunidades de desenvolvimento nesse mercado. "Chegar até aqui foi uma longa caminhada empreendedora de validações, testes e conexões com o mercado", explica Felipe Pazolini, CEO da Locates.

Quando a empresa participou do Programa Centelha, parte dos recursos foram alocados para automatizações das coletas de dados. "Notamos que a coleta, estruturação e armazenamento dos dados eram pilares fundamentais para suprirmos algumas lacunas no mercado em relação à velocidade e à eficiência das análises para a qualificação de projetos imobiliários. Um dos nossos primeiros passos foi a automatização das coletas via processos ETL, crawlers, entre outros. Nossas primeiras automatizações vieram justamente no MVP, utilizando os recursos do Programa Centelha", explica Felipe Pilleggi, sócio e CPO da startup.

Além das automatizações, os recursos da subvenção foram aplicados na comunicação da marca e produto (para permitir o fortalecimento da identidade do produto, de modo a criar uma comunicação de maior impacto com os usuários/público-alvo), registro de patentes (para garantir o direito de exclusividade na exploração do produto) e assessoria financeira (para estruturação do fluxo de caixa e estabelecimento do valuation).

O trabalho de assessoria financeira foi estratégico para a confecção do plano de negócios, gestão do fluxo de caixa, estrutura do capital e estabelecimento do valuation. Essa assessoria foi utilizada para a captação do investimento pré-seed de aproximadamente R$ 900 mil, recursos da Brognoli, Sebrae, BossaNova e Raja Ventures.

Atualmente, a Locates está provisionando melhorias no produto e plataforma, efetivando o plano de expansão territorial e abrindo novos canais com imobiliárias, construtoras, corretores e fundos de investimento.

Programa Centelha

O Centelha pretende disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional por meio da mobilização e articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. Por meio da atuação conjunta da Finep e do MCTI com parceiros estaduais, a ideia é contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no País, como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, e parques e polos tecnológicos, entre outros.