Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep Startup
fechar

Apoio e Financiamento

O Programa Finep Startup tem por objetivo apoiar a inovação em empresas nascentes intensivas em conhecimento através do aporte de recursos financeiros para execução de seus planos de crescimento.

O foco do Programa é cobrir o gap de apoio e financiamento existente entre o aporte feito por programas de aceleração, investidores-anjo e ferramentas de financiamento coletivo (crowdfunding) e o aporte feito por Fundos de Seed Money e Venture Capital.

finepstartup

Com esse Programa, a Finep pretende:

  • Fortalecer o Sistema Nacional de C,T&I por meio de apoio a um segmento empresarial de alto dinamismo tecnológico;
  • Disponibilizar recursos financeiros e conhecimento para empresas com alto potencial de crescimento e retorno;
  • Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil; e
  • Estimular o investimento privado através de investidores-anjos.

Público-alvo

Empresas de base tecnológica que atendam às seguintes condições:

• Empresa inovadora cujo produto, processo ou serviço, objeto principal da captação de recursos, esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes, preferencialmente já tendo sido realizadas as primeiras vendas;

• Apresentem, no ano do lançamento do Edital, receita bruta de até R$ 3,6 milhões;

• Tenham sido registradas na Junta Comercial no mínimo seis meses antes do lançamento do Edital; e

• Sejam atuantes nas áreas temáticas previstas no Edital.

 

TEMAS E TECNOLOGIAS HABILITADORAS

Temas

Agritech Desenvolvimento de soluções inovadoras escaláveis relacionadas à agricultura e pecuária de precisão, rastreabilidade e automação.
Building Information Modeling (BIM) Desenvolvimento de soluções e aplicações BIM voltados para Construção Civil.
Cidades Sustentáveis Desenvolvimento de soluções inovadoras para
monitoramento e controle de perdas nos sistemas de distribuição de água de abastecimento.
Defesa Rastreabilidade de Armas e Munição, Serviços VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) e Defesa Cibernética.
Economia Criativa Jogos eletrônicos: startups do setor de jogos eletrônicos que
possuam registro junto à ANCINE de Agente Econômico Brasileiro Independente, nos termos da Instrução Normativa ANCINE n° 91 de 1º de dezembro de 2010.
Educação Desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras voltadas à personalização do processo de aprendizagem.
Energia Materiais, equipamentos e soluções para geração de energia elétrica por fontes renováveis. Soluções que incluam armazenamento de energia e eficiência energética.
Fintech Startups de tecnologia em serviços financeiros (ex.: bancos virtuais, cartões, meios de pagamento, crédito pessoal, outros).
Healthech Os modelos de negócios propostos deverão estar focados no
desenvolvimento de novas soluções com o objetivo de aprimorar e acelerar diagnósticos, aperfeiçoar procedimentos e monitorar a saúde das pessoas.
Manufatura avançada Os modelos de negócios propostos deverão estar focados no
desenvolvimento de novas soluções com o objetivo de aprimorar e acelerar diagnósticos, aperfeiçoar procedimentos e monitorar a saúde das pessoas.
Mineração Desenvolvimento de novos materiais e ligas, desenvolvimento de tecnologias que promovam a mitigação de riscos e impactos ambientais da mineração e transformação mineral, desenvolvimento e produção pioneira de softwares e sistemas para mineração e transformação mineral.
Petróleo Exploração e produção de petróleo.
Química Desenvolvimento de linhagens, ferramentas ou serviços para
aplicação em Biologia Sintética.            

Tecnologias Habilitadoras

Biotecnologia Desenvolvimento de produtos e processos em biotecnologia utilizando pelo menos umas das seguintes tecnologias: bioinformática, biochips, biosensores, terapia celular e proteínas recombinantes.
Blockchain Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para redução de possibilidades de fraude, verificações digitais e manutenção da integridade criptográfica das transações registradas.
Inteligência Artificial Soluções de Inteligência Artificial que abarquem Machine
Learning ou Deep Learning ou Big Data Analytics ou Processamento de Linguagem Natural. Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para problemas
concretos, que não poderiam ser resolvidos de forma otimizada sem o uso destas tecnologias.
Internet das Coisas (IoT) Startups de tecnologia da cadeia de Internet das Coisas (IoT) que desenvolvam tecnologias de sensores/atuadores inteligentes, redes de comunicação de sensores e transmissão de dados; tecnologias de
gateways de concentração de dados, armazenamento e tratamento das informações, sistemas inteligentes autônomos e plataformas de aprovisionamento de serviços.
Manufatura Avançada Displays configuráveis para controle de eventos de
produção, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e dispositivos de manufatura aditiva para design de moldes e produtos.
Microeletrônica Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para problemas concretos envolvendo a agregação de diversas funcionalidades em um único chip, em um único circuito integrado.
Nanotecnologia Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) baseadas na manipulação de estruturas e novos materiais a partir de operações em nanoescala, visando elaborar estruturas estáveis que tenham performance superior comparativamente à sua forma original (ou alterada por engenharia convencional) ou aos materiais originalmente empregados.
Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para diferentes campos de aplicação onde a imersão total ou parcial entre os elementos criados por uma dada solução e os elementos do mundo físico criem possibilidades de melhoria na proposta de valor dos negócios usuários da tecnologia desenvolvida.

Apresentação de propostas

Inscrições eletrônicas para Segunda Rodada do Edital 2017 

Para acesso ao Edital 2017 completo e seus anexos, acesse os links a seguir.

 Relação de perguntas frequentes disponível para consulta em FAQ.

Vídeo explicativo do Programa. 

Processo de seleção

A seleção das empresas dar-se-á por meio de edital de seleção pública e será composta de 3 etapas: análise de proposta, banca de seleção presencial e visita técnica.

A submissão de proposta deverá ser feita eletronicamente. Cada proposta será analisada por uma equipe de 3 especialistas, sendo 2 analistas da Finep e um especialista externo.

Em cada rodada do edital serão selecionadas 75 empresas para realização de uma apresentação para uma banca de seleção presencial, sendo selecionadas até 25 empresas para receberem o apoio. Para se tornarem aptas a receberem o aporte da Finep, as empresas deverão passar ainda uma visita técnica afim de comprovar as informações prestadas nas etapas anteriores.

finepstartup1

Tipo de apoio

Apoio financeiro de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), determinado de acordo com a necessidade de capital da startup.

Celebração de um Contrato de Opção de Subscrição de Participação no Capital Social ou outro instrumento conversível em participação no capital.

Processo de acompanhamento

finepstartup2

 

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE