Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio
fechar
Compartilhar

 foto feira hidrogenio siteO presidente da Finep, Celso Pansera, palestrou no 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio

O 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de maio, em Maricá (RJ). Realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), e organizado pela Codemar e Prefeitura de Maricá, essa edição teve o tema "Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio". O Congresso contou com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de outras instituições.

O evento reuniu representantes da indústria, órgãos do governo e membros da comunidade científica para discutir iniciativas e projetos que viabilizem o hidrogênio, desde o condicionamento e armazenamento ao uso na geração de eletricidade, descarbonização de produtos, e transporte no Brasil. Um exemplo do progresso dessa tecnologia é o ônibus elétrico-hidrogênio, desenvolvido pela Coppe/UFRJ e encomendado pela Prefeitura de Maricá, via ICTIM, que foi apresentado no segundo dia do congresso.

A Finep participou com um estande, com equipe de analistas que forneceram informações sobre linhas de financiamento e projetos da empresa, além de palestras do presidente da Finep, Celso Pansera, e do analista sênior, Paulo José de Resende.

Na abertura do evento, Celso Pansera anunciou que o Conselho do FNDCT e a diretoria da Finep planejam uma ampliação do programa de fluxo contínuo da Finep, que atualmente oferece R$ 55 milhões para projetos de energia de transformação radical, incluindo novos usos do hidrogênio.

O presidente da Finep também esteve presente na palestra Inovação em Hidrogênio, que teve participação do diretor interino de planejamento e relações Institucionais da Embrapii, Fábio Stallivieri, o pesquisador do Senai Cetiqt, Douglas Soares, a chefe de pesquisa para transição energética da BloombergNEF, Sofia Maia, e o diretor de tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Márcio Campos.

Pansera destacou a importância do papel que a Finep desempenha no apoio à ciência e à inovação brasileiras, e citou com a liberação de novos recursos: "O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) tem, esse ano, recurso financeiro para investir em ICTs, em pesquisa e subvenção, na ordem de 5 bilhões de reais, e o valor deve ser superior no próximos anos. É um dinheiro que a ciência e a inovação brasileiras nunca viram, nunca tiveram. Isso nos dá um papel preponderante de pensar em uma grande responsabilidade sobre o que nós queremos para a ciência e a inovação no Brasil nos anos a seguir", disse.

Paulo José de Resende, analista sênior da Finep, apresentou detalhes sobre a chamada pública de Subvenção Econômica "Inovações Radicais no Setor Elétrico", que passou a abranger o item hidrogênio renovável. "A inclusão do tema hidrogênio do edital de subvenção representa o comprometimento da Finep com a inovação nesse setor, para a descarbonização da economia", afirmou Paulo José.

Veja mais sobre a cobertura do evento nas redes sociais da Finep.