Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Professor Wanderley de Souza, assessor da Finep, toma posse como membro da National Academy of Sciences, maior colegiado científico do mundo
fechar
Compartilhar

 WanderleyDeSouza

Um dos maiores pesquisadores brasileiros, o professor Wanderley de Souza – ex-presidente da Finep e, atualmente, assessor e consultor científico da Financiadora – toma posse durante reunião, entre os dias 28/4 e 1/5, como o novo membro eleito estrangeiro da National Academy of Sciences, sediada em Washington (EUA). Com a chegada de Wanderley ao mais importante colegiado de ciências do planeta, o Governo Federal passar a contar com três dos maiores pesquisadores brasileiros ligados à Academia participando ativamente da formulação de políticas públicas voltadas para ciência e educação: o físico Luiz Davidovich (também na assessoria científica da Finep) e a bióloga Mercedes Bustamante (presidente da Capes).

Praticamente todos os detentores do Prêmio Nobel fazem parte da National Academy of Sciences. Ex-secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Wanderley possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduações, mestrado e doutorado pela mesma instituição, e atua como professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), também na universidade.

É, ainda, membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina, pesquisador 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento do país, como a própria Finep, FAPERJ, CNPq, Capes, Fapesp, dentre outras. Sua área de pesquisa é Biologia Celular de protozoários patogênicos e sua interação com a célula hospedeira.

Outros quatro brasileiros integram os quatros da Academia: Jacob Palis Jr. e Aloisio Araújo, do Instituto de Matemática (RJ); Carlos Nobre, da USP, e Vanderley Bagnato, do Instituto Física de São Carlos-USP.