Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Vencedora do Prêmio Mulheres Inovadoras, Med3D tem inovação que auxilia em intubações
fechar
Compartilhar

MED3D

 

Costuma-se dizer que em momentos de crise as inovações são ainda mais necessárias. A Med3D, uma das vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras 2021, é a prova disso.Após cinco anos trabalhando com próteses feitas em impressora 3D, foi no auge da pandemia da Covid-19 que os sócios da empresa viram a oportunidade de salvar vidas e aprimorar um produto que viria a ser muito necessário para o procedimento de intubação, o vídeolaringoscópio. O aparelho auxiliará o médico a realizar um procedimento mais eficaz e rápido, além de diminuir os custos e facilitar a manutenção do mecanismo.

O produto nasceu com o apoio da Finep antes mesmo de ganhar o Prêmio Mulheres Inovadoras: foi com o incentivo do edital "Soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços e processos implementadas por Startups e Empresas de Base Tecnológica aplicadas ao ambiente de pandemia de Covid-19", de 2020, que a Med3D pôde investir no produto. A inovação inteiramente nacional foi sendo aprimorada para se tornar menos custosa e permitir diversas facilidades ao médico e para pacientes, não somente de Covid-19, mas também quaisquer doenças que impossibilitam a respiração, ou devido a cirurgias que demandem anestesia geral.

Diferencial

Algumas dessas facilidades são as seguintes: o aparelho promove maior distância entre o médico e a cavidade oral do paciente, o que diminui o risco de contaminação por aerossóis; permite melhor visualização das cordas vocais e da traquéia, através de wi-fi, que permite que a imagem seja transmitida em qualquer tela com essa tecnologia, como o próprio celular do médico, por exemplo; maior agilidade para limpar e esterilizar o produto, já que o fato de ele não ter cavidades (seu carregamento e ativamento são feitos por magnetismo) permite sua imersão completa em líquidos esterilizantes; possibilidade de utilização para destros e canhotos; com suas lâminas adaptáveis, pode ser usado tanto em adultos quanto em crianças, até mesmo recém-nascidos, o que também diminui seu custo.

Casal inovador

Por trás de todas essas inovações e detalhes, está o casal Lorena e Romero Lins, os criadores e sócios da Med3D, nascida em 2017. A frase que melhor descreve essa empresa foi dita pelo próprio Romero: "Nada melhor do que um negócio que salva vidas". E é assim que a Med3D trabalha, mesmo antes da pandemia, quando produzia próteses e modelos em 3D para usos medicinais. Por exemplo, um ortopedista que irá realizar um procedimento numa coluna vertebral, cirurgia de extremo risco para o paciente, pode imprimir o que será operado e então analisar o dano, buscar o caminho mais eficaz para a cirurgia e exercitar na prática o que será realizado, antes da cirurgia. Outro uso para as impressões da empresa é a confecção de placas e próteses sob medida para cada paciente. Assim, garante-se menos estresse para médicos e pacientes, procedimentos mais rápidos e eficazes e menos riscos.

Com a ajuda das aulas, palestras e, especialmente, das mentorias do Programa Mulheres Inovadoras, hoje o objetivo da empresa é exportar o videolaringoscópio. Após tudo o que aprenderam e de todo o suporte de seus dois mentores, Lorena e Romero já receberam diversos feedbacks positivos de médicos que testaram seu produto e, com ele, salvaram a vida de seus pacientes. Agora, preparam-se para lançá-lo no mercado. Para alavancar o futuro da empresa, os sócios pretendem usar o investimento da Finep com melhorias, contratação de pessoal especializado voltado para o desenvolvimento de mais produtos inovadores em diversas áreas, não só na medicina.

Mulheres inovadoras 2021

Na segunda edição do Programa Mulheres Inovadoras, a Finep/MCTI selecionou 30 startups lideradas por mulheres para aceleração, e outras 10 para receberem o Prêmio Mulheres Inovadoras, duas de cada região do Brasil, no valor de R$ 100 mil cada. As vencedoras foram anunciadas em setembro passado. O objetivo do Programa, uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação em conjunto com a Finep, é capacitar e reconhecer empreendedoras nacionais, contribuindo assim para o aumento da representatividade nesse cenário e o incremento da competitividade brasileira. O Programa contou com apoio do Founder Institute, Jupter, Oria Capital e RME - Rede Mulher Empreendedora.