Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTIC e FAPERGS lançam edital de R$ 8 mi do Tecnova RS
fechar
Compartilhar

 tecnova 2 rs maio 2020


A Finep - Inovação e Pesquisa -, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, representado pela FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), anunciam, no dia 1/6, edital no valor de R$ 8 milhões para inovação em empresas do RS. Os temas apoiados no edital abrangem as áreas de Agronegócio, Energia, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Logística e Transporte, Saúde, Segurança, TIC e Educação. 

Os projetos da área de saúde deverão contemplar tecnologias voltadas a ações de combate à pandemia da Covid-19.

A previsão é aplicar o montante de até 15% dos recursos desse edital em tecnologias que ajudem no tratamento de pacientes com a doença. Desta forma, propostas aderentes ao tema, enviadas até o dia 12/6, terão análise imediata e em caráter excepcional, em razão do Decreto Estadual nº 55.128 de 19 de março de 2020.

A chamada pública faz parte do Programa TECNOVA II, que tem como finalidade apoiar, por meio da concessão de recursos não reembolsáveis, de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores de empresas. A iniciativa busca, ainda, alavancar setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política estadual de inovação. As inscrições e o acesso ao edital poderão ser feitos através do sistema SigFapergs (Sistema de Informação e Gestão de Projetos), no site https://fapergs.rs.gov.br/inicial , após o laçamento oficial, às 16h do dia 1/6.

O novo edital atende chamado recente do MCTIC, que, em sintonia com o Ministério da Saúde (MS), solicitou a todas as suas unidades vinculadas, que buscassem, em caráter emergencial, soluções que viabilizassem atender a demandas por tecnologias voltadas para o combate ao coronavírus. Na ocasião, a Finep/MCTIC acionou a rede de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o País, para avaliarem medidas emergenciais a serem tomadas. O edital com o Governo do Rio Grande do Sul é resultado desta iniciativa e espera-se que seus resultados ajudem toda a população brasileira a superar a pandemia.