Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tecnova promove desenvolvimento de micro e pequenas empresas no RS
fechar
Compartilhar

miotec

Thiago Arrial exibe protótipo do sensor da Miotec

Uma ferramenta inédita no mercado nacional vai desenvolver um sistema de aquisição de dados fisiológicos por meio de sensores sem fio. A ideia é dar liberdade para o paciente executar todos os movimentos necessários durante tratamento da contingência urinária. Thiago Arrial, um dos sócios da empresa responsável, a Miotec Equipamentos Biomédicos, explica que o apoio da Finep – de R$ 480 mil - agilizou muito o desenvolvimento do projeto.

Outra novidade que tem tudo para desbancar os concorrentes internacionais é a linha de reagentes para diagnóstico molecular com metodologia de aplicação “in loco’, pesquisa da Simbios Produtos Biotecnológicos. O objetivo é desenvolver os primeiros protótipos para análise de microrganismos relacionados à sanidade aviária. O desenvolvimento de tecnologia nacional para a agroindústria viabilizará a implementação destas análises no ambiente de produção agroindustrial, aumentando a qualidade dos produtos e sua competitividade internacional. 

Todas essas propostas tem em comum o apoio da Finep, através do Tecnova 2013. O edital também financiou o equipamento da Instor Projetos e Robótica para limpeza de cracas na estrutura externa de tubulações de petróleo e gás. Hoje em dia, essa tarefa é realizada por mergulhadores e, além de extenuante, é perigosa para o profissional. A inovação usará a energia das ondas e promete gerar economia para as empresas. “O apoio da Finep foi fundamental”, define Giovani Geremia, coordenador do projeto. Ele assegura que sem os R$630 mil disponibilizados pela Financiadora “o projeto não existiria”.

O propósito do Tecnova é apoiar a inovação - por meio de recursos de subvenção econômica - para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica. Essa tarefa é cumprida com o suporte fundamental dos parceiros estaduais. No Rio Grande do Sul (RS), estado com vocação vigorosa para o desenvolvimento de tecnologia, esse esforço vem rendendo bons frutos, graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

“A cooperação com a Finep representa para a Fapergs a possibilidade de ampliar os investimentos em áreas sensíveis e com alto potencial de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul”, define o diretor-presidente da Fapergs, Abilio Afonso Neves. Já Maria Elisabete Mollmann, coordenadora da Equipe Executiva do Tecnova RS, afirma que o programa “tornou evidente a pujança do estado no número e qualidade de micro e pequenas empresas”.