Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep é destaque na Conferência ANPEI 2019 e apresenta novas ações
fechar
Compartilhar

 

Anpei2019A

O presidente da Finep Waldemar Barroso na abertura do evento

 

A Finep participou da abertura da Conferência ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) de Inovação 2019, que ocorre até sexta, 27 de setembro, em Foz do Iguaçu – Paraná. O evento conta com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, debates, visitas técnicas, networking e rodas de conversa, com o intuito de encaminhar e discutir políticas e práticas voltadas à inovação tecnológica no Brasil. Como uma das principais patrocinadoras da conferência, a financiadora aparece com destaque em diversas painéis.

Na grande mesa que recepcionou os visitantes e deu início aos debates na quinta (26/09), o presidente, Waldemar Barroso, destacou a importância da Finep para conectar os diferentes atores do Sistema Nacional de C,T&I. “Nenhuma instituição de fomento apresenta estrutura jurídica tão ousada, permitindo combinar instrumentos e estimular da pesquisa básica à inovação pioneira. Nós possuímos a nobre missão de apoiar o novo”, explicou Barroso.

Painel Finep

À tarde, a mesa “Políticas de estímulo à inovação” contou com a presença do presidente Barroso, além do novo assessor especial do MCTIC, Marcio Migon, do diretor de inovação da Finep, Alberto Dantas, e do superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Raphael Braga.

Anpei2019B

Raphael Braga, Marcio Migon, Waldemar Barroso e Alberto Dantas

Migon destacou que o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, está elaborando uma política nacional de inovação: “Queremos nortear as ações de nossas unidades. Fazer política pública também deve ser um processo inovativo”, disse.

Já o diretor Alberto Dantas lembrou que o setor industrial responde por cerca de 10% da atividade econômica do País. “Este patamar é baixo quando comparado a décadas como 1970 e 1980. E a inovação vai ajudar a mudar esse quadro”, apostou. No fim dos anos 1980, a indústria de transformação (que exclui a indústria extrativa) chegou a ter uma fatia próxima de 30% do PIB, mas essa participação depois veio diminuindo rapidamente.

No fim do painel, o superintendente Raphael Braga recordou a trajetória pioneira da Finep para a construção da indústria de Venture Capital no País. “Podemos dizer que a Finep esteve na liderança da criação do capital de risco brasileiro. O programa Inovar, com aporte em empresas via fundos de investimento, foi revolucionário”, finalizou.

No dia 27, das 10h30 às 11h, no Palco Iguaçu, falará novamente o diretor de Inovação, Alberto Dantas. Sua palestra terá como objetivo apresentar o mais novo programa da empresa: o Finep Inovacred 4.0. Já a próxima fala de Raphael Braga, ocorrerá das 11h30 às 12h, no Palco Prata. O executivo vai demonstrar como os ecossistemas de inovação são importantes para vencer os novos desafios econômicos da atualidade.

Com realizações de sucesso desde 2001, a ANPEI atua há mais de 30 anos em sistemas de inovação, com o intuito de estimular cada vez mais debates para criar melhores políticas e práticas e expandir a inovação no país. Na sua última edição, que ocorreu em Gramado (RS), a conferência reuniu cerca de 1.600 pessoas e 200 palestrantes. O evento visa estimular empresas públicas e privadas, juntamente com o governo, a investirem em ciência, tecnologia e inovação.