Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Exposição ligada à 70ª Reunião Anual da SBPC faz sucesso em AL
fechar
Compartilhar

 70 reuniao anual spbcsite

 

A 70ª Reunião Anual da SBPC, maior evento de divulgação científica da América Latina, começa no próximo domingo, 22 de julho, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió (AL). Assim como na edição passada, a Finep levará uma pirâmide holográfica ao seu estande na ExpoT&C, feira que acontece paralelamente ao encontro. Nele, os visitantes poderão "vivenciar" a história do planeta e da financiadora com a máxima percepção de realidade dentro de uma sala de projeção 3D que dispensa o uso de óculos.

Além da atração principal, o público também terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor o trabalho da Finep e alguns cases de sucesso apoiados por ela no estado, como o primeiro programa de educação bilíngue do Brasil e o projeto que desvendou as propriedades medicinais da Própolis Vermelha de Alagoas. Há ainda outra novidade prevista para o evento: a Finep vai apresentar ao público, pela primeira vez, seu novo mapa interativo.

Palestras e debates para todos os públicos

Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o encontro deste ano marca os 70 anos da SBPC. Até o dia 27, os visitantes terão à disposição uma vasta programação que inclui conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e minicursos para todos os gostos e interesses.

Na segunda-feira (23), das 15h30 às 18h, o presidente da Finep, Marcos Cintra, participará da mesa redonda “O Financiamento da Ciência Brasileira e as Agências de Fomento” ao lado do presidente do CNPq, Mário Neto Borges, e da presidente do Confap, Maria Zaíra Turchi.

Já na quarta (24) é a vez do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, falar sobre o tema “Infraestrutura Científica de Pesquisa no Brasil”, às 10h, dentro da programação “Diálogos com o MCTIC”. Logo em seguida, às 10h30, o analista da Finep Vitor Kappel apresentará, no mesmo espaço, os “Programas de apoio ao desenvolvimento tecnológico voltados à integração da pesquisa básica e aplicada com o fomento à inovação”.

Na sexta (27), às 14h, o analista Celso Luis Rey da Silveira vai falar sobre “Avaliação do impacto social da ciência, tecnologia e inovação: desafios e oportunidades para evolução da política”.

O evento é gratuito e aberto ao público. Confira aqui a programação completa da 70ª Reunião Anual da SBPC.

 

SERVIÇO:

 

ESTANDE FINEP

Local: ExpoT&C
Endereço: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Av. Lourival Melo Mota, S/N – Tabuleiro do Martins – Maceió - AL
Abertura da feira: 23/07
Horário: 8h30
Funcionamento: 23 a 28/07, de 9 às 18h.

 

PARTICIPAÇÃO DA FINEP NA REUNIÃO

Mesa-Redonda: O FINANCIAMENTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E AS AGÊNCIAS DE FOMENTO
Segunda-feira, 23/7 das 15h30 às 18h00
Coordenador: Fábio Guedes Gomes (FAPEAL) Palestrantes: Mário Neto Borges (CNPq), Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (FINEP) e Maria Zaíra Turchi (CONFAP)
Local: Reitoria – Auditório

INFRAESTRUTURA CIENTÍFICA DE PESQUISA NO BRASIL
Terça-feira, 24/7, das 10h às 10h30
Palestrante: Wanderley de Souza (Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep / professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ)
Local: Pavilhão da ExpoT&C

PROGRAMAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO VOLTADOS À INTEGRAÇÃO DA PESQUISA BÁSICA E APLICADA COM O FOMENTO À INOVA
Terça-feira, 24/7, das 10h30 às 11h
Palestrante: Vitor Dias Kappel (Analista do Departamento de Fomento à Interação entre as Ciências Aplicadas e a Inovação – Finep / Mestre em gestão empresarial (Fundação Getúlio Vargas – RJ)
Local: Pavilhão da ExpoT&C

AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA EVOLUÇÃO DA POLÍTICA
Sexta-feira, 27/7, das 14h às 14h30
Palestrante: Celso Luis Rey da Silveira (Analista Pleno na FINEP - Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa, Candidato ao Doutorado em Economia e Gestão da Inovação, Mestre em Economia e Gestao da Inovação.)
Local: Pavilhão da ExpoT&C