Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep detalha programas e iniciativas a empresários do Sul
fechar
Compartilhar

EncontroFinepSCsite



A Finep aproveitou o segundo dia do Encontro Finep para Inovação em Santa Catarina, nesta terça-feira, 7/11, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), para apresentar com detalhes seus novos programas e iniciativas ao empresariado do Sul. O Finep Startup – que deve iniciar nova rodada de investimento ainda em 2017 –, o Finep Conecta, o programa Telecom, o seguro garantia e o programa de Recuperação de Crédito foram destrinchados por especialistas da agência. "Queremos aproximar a Finep das comunidades científica e empresarial e desenvolver projetos adaptados, que atendam a necessidades específicas", afirmou o presidente da Finep, Marcos Cintra, durante a abertura do evento.

Cintra aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de transformação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – hoje fundo contábil – em um fundo financeiro: "Estamos tentando realizar esse movimento, junto ao ministro Kassab (Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), na tentativa de resgatar a principal fonte de financiamento a CTI no Brasil, atualmente comprometida por cortes lineares, perda de arrecadação e questões institucionais".

Também presente na abertura, Carlos Alberto Schneider, presidente da Fundação CERTI, destacou a importância de um escritório de representação da Finep no Sul do País. "Acredito que essa iniciativa vai efetivamente dinamizar nosso processo de inovação", disse, ressaltando que "a iniciativa voltada para startups é essencial para o ambiente que está se formando em Santa Catarina". Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fapesc, completou a mesa inicial do segundo e último dia do Encontro Finep.

Para o diretor Financeiro da Finep, Ronaldo Camargo, é importante que a Finep esteja presente em todas as regiões do Brasil para se aproximar de parceiros e clientes. "A Finep tem tido o hábito de receber seus clientes e não visitá-los. Estamos mudando isso com a regionalização", pontuou.

Mesa redonda

No fim da manhã, Carlos Ganem, da Finep, mediou debate com empresas e instituições do Sul apoiadas pela financiadora. Participam da mesa redonda: Francois Barraud, um dos sócios da Wavetech Soluções Tecnológicas; José Eduardo de Azevedo Fiates, superintendente-geral da Fundação CERTI; Atilano Roberto Baú, gerente de Engenharia de Manufatura da Stara; Eduardo Vicentin Morales, coordenador de Produção da Companhia Iguaçu de Café Solúvel; e José Bittencourt de Almeida, coordenador Financeiro da Marco Polo.

Na parte da tarde, empresários da região participaram de rodada de negócios com especialistas da Finep, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento, formulário de submissão de propostas, entre outros pontos. Os clientes foram encaminhados para a linha de financiamento ou para o programa adequados às suas demandas.

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE