Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep realiza ações de fomento no interior dos três estados da Região Sul
fechar
Compartilhar

 sul siteBruno Camargo (DSUL), José Rafael Wojtowicz (BRDE), Diandra Santos (Acelera Serra),
Luiz Gerbase (Ayga) e Alexander Leitzke (BRDE)

 

O Departamento Regional do Sul (DSUL) da Finep realizou, na última semana, rodadas de fomento em Caxias do Sul (RS), Lages (SC) e Cascavel (PR). As ações tiveram foco na prospecção de empresas para crédito direto e Inovacred, eventos abertos de apresentação das linhas da Finep, relacionamento com o ecossistema de inovação local e criação de canais de alcance de empresas inovadoras nestas regiões.

O gerente do DSUL, João Florêncio da Silva, esteve em Cascavel e Foz do Iguaçu entre 10 e 12/4, onde realizou reuniões com empresas e instituições da região e participou do evento "LINK SRI" promovido pelo Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (SRI) que reuniu mais de 140 representantes de Empresas, Associações, Instituições de Ensino, Incubadoras, Parques Tecnológicos, Governo, NITs, Startups e instituições de apoio à inovação. No Oeste do Paraná, empresas, setor público e instituições de ensino têm se mobilizado para estruturar e conectar os principais atores de inovação da mesorregião, de modo que a aproximação da Finep é relevante para discutir as ações e disponibilizar os recursos para os projetos de inovação originados nas ações.

Marco Bruno Manzolillo, analista do DSUL, esteve em Lages (SC), mesorregião onde a Finep tem a menor inserção dentre todas as 23 mesorregiões da Região Sul, considerando projetos reembolsáveis e não reembolsáveis. Entre as ações realizadas destacam-se visitas a empresas e às duas principais instituições de ensino superior locais; uma palestra de fomento juntamente com representante da Embrapii, no Orion Parque Tecnológico; a participação no Chimatalks, focado no empreendedorismo jovem, transmitido online e por rádio local; e reuniões com dirigentes do sindicato de empresas do setor metal mecânico e com representantes de incubadoras e parques tecnológicos locais.

Em Caxias do Sul (RS), o analista Bruno Camargo organizou uma ação conjunta com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), principal agente Inovacred, em número de operações e valor repassado. A agenda, ocorrida entre 10 e 12/4, contou com visitas a empresas locais, a instituições de ensino, e reunião com gestores de arranjo produtivo local de tecnologia da informação da Serra Gaúcha.

No dia 11/4, foi promovido o Encontro Crédito para Inovação, na Câmara de Indústria, Comércio e Servicos (CIC) de Caxias do Sul, onde mais de 50 empresários e funcionários de empresas locais assistiram às apresentações da Finep e do BRDE sobre seus produtos de financiamento à inovação.

Os analistas do Departamento de Agronegócios e Alimentos da Finep (DAGN) Jorge Jardim e Leonardo Corrêa também participaram da reunião com empresa de alimentos local. O DSUL tem procurado atuar em parceria com os departamentos operacionais para fomento.

Parceria com BRDE fortalece as ações de fomento à inovação na Região Sul

Esta é a quarta rodada de fomento com o BRDE pelo interior do Rio Grande do Sul. As outras ocorreram em 2018 em Pelotas, Passo Fundo e Lajeado.

Além destas rodadas, o DSUL tem feito agendas de visitas a empresas com as regionais da agência do banco regional em Santa Catarina - atuando em cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Chapecó - e eventos com a agência do Paraná.

Há muita sinergia entre as ações das duas instituições. As agências do BRDE do Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem regionais no interior desses estados, onde atendem empresas que são ou não do porte do Inovacred com outros produtos - por exemplo, capital de giro ou para expansão. "Eles têm nos colocado em contato com empresas de maior porte, gerando possíveis novos negócios com a Finep. Este relacionamento que eles possuem é muito importante, pois viabiliza reuniões que de outra maneira seriam mais difíceis - até encontrar a pessoa correta na empresa alvo, criar o vínculo de confiança e agendar uma reunião -, sem contar que conhecem o momento econômico-financeiro de cada empresa, garantindo maior assertividade", explica Bruno Camargo.

Já o BRDE pode atuar concedendo fiança bancária a operações que se originem destas rodadas ou mesmo financiar complementares aos de inovação que não são financiados pela Finep. Um dos diferenciais do banco regional é fornecer a fiança pelo período total do projeto, enquanto os bancos comerciais costumam demandar renovação anual da fiança.

"De forma complementar, nestas rodadas geralmente são realizadas visitas a empresas financiadas com recursos Inovacred ou em prospecção, então também conhecemos melhor as financiadas e sanamos eventuais dúvidas do parceiro e dos gestores das empresas sobre algum detalhe do produto", afirma Bruno.

A próxima ação conjunta de fomento entre Finep e BRDE no Rio Grande do Sul está planejada para ocorrer na Grande Porto Alegre no mês de maio.