Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta Plano de Recuperação de Crédito e renegocia dívidas com clientes
fechar
Compartilhar

 prcf

 

A Finep divulgou no dia 2 de agosto o Plano de Recuperação de Crédito da Finep (PRCF), criado para renegociar dívidas de empresas inovadoras e garantidores cujos contratos com a financiadora estejam com cobrança judicial em andamento por mais de cinco anos. Pela primeira vez, a agência lança um pacote de renegociações e vai até o devedor para facilitar os acordos. Quem se adequar ao Plano poderá parcelar o saldo devedor recalculado e receber descontos de até 100% em multa e encargos moratórios.

“Queremos auxiliar as empresas neste momento econômico difícil. A Finep e seus clientes são parceiros e têm um objetivo comum: investir em atividades de base tecnológica que agreguem valor ao País”, disse o diretor financeiro da Finep, Ronaldo Camargo, durante a apresentação do PRCF, na sede da financiadora, no Rio de Janeiro. Os saldos devedores de contratos das empresas enquadradas serão recalculados a partir da data do ajuizamento da ação de cobrança até a data de adesão da empresa ao Plano, utilizando-se os seguintes parâmetros de cálculo: correção do saldo devedor por TJLP; aplicação de spread de 1% a.a; multa de 10% sobre saldo devedor; e encargos moratórios de 1% a.a.

Após o recálculo do saldo devedor, serão oferecidos descontos progressivos de acordo com o número de parcelas do financiamento. Os descontos em multa e encargos moratórios vão variar de 100% a 75%. O valor poderá ser pago em até dez anos. “Vamos achar caminhos que sejam ágeis e confortáveis para todos e superar essa situação conjuntural”, disse o presidente da Finep, Marcos Cintra.

Cada renegociação dura em média seis meses. O objetivo da financiadora é reduzir o tempo do processo pela metade. As empresas interessadas em aderir ao PRCF deverão enviar correspondência formal protocolada na Finep no prazo de 90 dias contados a partir do dia 2 de agosto. Junto à correspondência com a solicitação de adesão, a empresa deverá enviar a documentação necessária (veja no Anexo I do documento). Casos que não se enquadrem nas condições do Plano serão analisados à parte.

Contato:
Cláudia Janize
21-2555-0326
cjrosa@finep.gov.br

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE