Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Brasil avança no tema economia circular
fechar
Compartilhar

 Evento Finep Era Min 2 site

 

O Brasil tem a chance de dar um grande impulso às pesquisas voltadas para suprimento, produção, consumo, reutilização e reciclagem de matérias-primas minerais. No último dia 12 de maio, a Finep encerrou o recebimento de pré-propostas para o consócio ERA-MIN 2, em que vários países investem recursos em desenvolvimento e inovação tecnológica para transformação mineral, com enfoque na economia circular. Nesta fase, de um total de 94 coordenações mundiais de projetos, o Brasil lidera o maior número, 22.

De acordo com o edital, os projetos para o ERA-MIN 2 devem ser realizados em parcerias transnacionais entre empresas, entre Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) ou entre empresas e ICTs. O pré-requisito é que cada consórcio conte com, no mínimo, duas instituições europeias. As propostas serão selecionadas por um comitê técnico e a previsão é que os projetos escolhidos iniciem no primeiro semestre de 2018.

No Brasil, é a Finep quem representa o consórcio e realiza o financiamento. Nesta chamada pública, o volume de projetos apresentados no País superou as expectativas. Somam pedidos de 9,4 milhões de euros de financiamento. O valor total destinado pela Finep às instituições brasileiras, no entanto, será de 750 mil euros.

Entenda melhor o conceito de economia circular.