Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep promove debate sobre economia circular no dia 14/3
fechar
Compartilhar

 Evento Finep Era Min 2 site

 

A economia circular surgiu há décadas, mas as discussões sobre a sua implementação são recentes, particularmente no Brasil. Para fomentar esse debate, a Finep realiza, no dia 14/3, evento em sua sede, no Rio de Janeiro, que contará com a participação do diretor de Inovação I da empresa, Márcio Girão, além de especialistas no tema, como Aldo Ometto, professor e pesquisador da USP, e Luísa Santiago, líder do programa CE100 Brasil – Ellen MacArthur Foundation. O evento é aberto ao público, sendo o número de participantes limitado à lotação do auditório, de 100 lugares. É necessário se inscrever por meio do e-mail eramin2@finep.gov.br .

O evento também vai detalhar a chamada pública conjunta do ERA-MIN 2, lançada pela Finep no fim de janeiro, com valor total de aproximadamente 15 milhões de euros – a Finep disponibilizará 750 mil de euros nesta ação. Na ocasião, Dina Carrilho, coordenadora de projetos europeus na Fundação de Ciência e Tecnologia, vai explicar os detalhes do edital, que se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular. Os projetos podem ser enviados até 5 de maio de 2017.

Economia circular e ERA-MIN 2
A economia circular é uma economia industrial orientada para uma maior produtividade dos recursos reduzindo desperdícios e impactos ambientais ao longo de todo ciclo de vida de um produto. Trata-se de um modelo restaurativo que busca manter o valor dos produtos, componentes e materiais no qual o conceito de consumo dá lugar ao de utilização.

ERA-MIN 2 é uma rede de organizações públicas de financiamento a pesquisa, desenvolvimento e inovação que tem como objetivo principal coordenar os programas sobre matérias-primas para financiar projetos transnacionais em pesquisa e desenvolvimento. A ERA-MIN 2 é um instrumento ERA-NET Cofund, financiado pela Comissão Europeia durante 5 anos, no âmbito do Desafio Societal 5 do programa comunitário Horizonte 2020. O consórcio reúne mais de vinte organizações de 17 países e duas regiões.

Programação
9h – Welcome Coffee

9h30 – Abertura
Márcio Girão, diretor de Inovação I da Finep

9h45 - Chamada Pública ERA-MIN 2
Dina Carrilho, gerente de ciência e tecnologia - Coordenação dos projetos
europeus ERA-NET na Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT)

11h30 - Painel de Discussão
A perspectiva colaborativa da economia circular: desafios e propostas para o Brasil
- Luísa Santiago, líder do programa CE100 Brasil – Ellen MacArthur Foundation
- Aldo Ometto, professor da USP e pesquisador nos tópicos de economia circular
- Luiz Ricardo Berezowski, gerente da Nat. Genius, Unidade de Negócios de economia circular da Embraco
- Ernani Nunes, diretor de Novos Negócios da Embraco

Serviço
Data: 14 de março (terça-feira)
Hora: 9h
Local: Auditório da Finep – Torre Oeste, 10° Andar (Ed. Ventura)
Endereço: Av. República do Chile, 330 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)