Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Delegação chinesa visita a Finep e negocia memorando de entendimento
fechar
Compartilhar

china

A Finep recebeu na segunda-feira, 21/11, a visita de uma delegação chinesa do setor de inovação tecnológica interessada em conhecer o que o Brasil realiza nesse setor e iniciar tratativas para um futuro memorando de entendimento entre os dois países. O convite à delegação chinesa foi feito pelo presidente do Congresso Brasileiro, Rodrigo Maia, em recente visita à China. Liderando a comitiva, Liu Binjie, atual chairman da área de ciências, educação e cultura do Congresso Nacional Chinês e ex-presidente da Autoridade de Patentes (INPI chinês), foi acompanhado de Wang Zhixue, ex-vice Ministro de C&T e de Hu Hao, engenheiro chefe do programa espacial lunar daquele país, além de assessores e intérprete.

Pela Finep, o presidente Marcos Cintra foi representado pelo diretor de Inovação Márcio Girão, assessores, além dos analistas Rodrigo Acioli e Alexandre Barragat, ambos do Departamento de Cooperação Internacional. Durante a reunião, ficou evidenciado que os chineses enfrentam os mesmos problemas brasileiros entre os quais o de fomentar inovação em pequenas e médias empresas e maximizar o retorno para a sociedade dos aportes públicos efetuados. Os visitantes reforçaram os laços de acordos já feitos no âmbito dos BRICs, mostrando interesse em novas iniciativas.

Vale lembrar que na área de C&TI o projeto do satélite de recursos terrestres CBERS, assinado conjuntamente pelos dois países em 1988, contou com financiamentos superiores a R$ 31,3 milhões em recursos do FNDCT. Os chineses mostraram interesse em conhecer os procedimentos da Finep para avaliação do retorno de projetos apoiados, bem como saber a evolução dos recursos disponibilizados a cada ano, tanto reembolsáveis quanto não reembolsáveis.

À tarde do mesmo dia, o diretor de Inovação da Finep, Marcio Girão, recebeu a visita do Embaixador de Fiji, Cama Tuigilagila Tuiloma, que se interessou em estabelecer parcerias entre os dois países, basicamente para obter tecnologias nas áreas agrícola e de bioetanol.