Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos toma posse como membro do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira
fechar
Compartilhar

Elias

Foi realizada em 20/9 a 71ª reunião do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, coordenada pelo presidente da Agência, Marco Antonio Chamon. A Finep se fez representar pelo diretor de Inovação, Elias Ramos de Souza, que tomou posse como membro titular do Conselho, e também pelo superintendente da Área de Inovação 4, William Rospendowski, também nomeado como membro titular suplente.

AEB

A parceria da AEB com a Finep data de 10 anos, tendo sido iniciada com o Inova Aerodefesa, em 2013, ocasião em que a agência foi parceira da Financiadora na organização da primeira chamada pública do Programa. Em 2015, houve o lançamento, em conjunto, de um outro edital de Subvenção Econômica, desta vez para apoiar projetos de transferência de tecnologia no âmbito do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). Em 2023, três chamadas em conjunto entraram na fase de contratação: Protótipo de Foguete de Capacitação - Foguetes de Treinamento, Satélite de Pequeno Porte de observação da Terra de alta resolução e Veículo Lançador de pequeno porte para lançamento de nano e/ou microssatélite.

Segundo Elias Ramos, existe um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições que trata da atuação conjunta, tanto na preparação e seleção dos projetos das chamadas, como também no acompanhamento da execução. “Trata-se de uma parceria que resultou em projetos ousados, como o apoio para a Opto Eletrônica melhorar a resolução de suas lentes para satélites, ou o projeto em curso da Visiona Tecnologia Espacial, em arranjo com diversas empresas coexecutoras e ICTs", ressaltou.