Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Empresa cria monitoramento inteligente que auxilia no combate ao Aedes
fechar
Compartilhar

 Aedes Ecovec

 

Mais de 10 cidades do País, entre elas Santos-SP, Vitória-ES e Porto Alegre-RS, contam hoje com um sistema inovador no combate ao Aedes aegypti, desenvolvido por uma empresa apoiada pela Finep. Há quase 15 anos, a Ecovec tem criado sistemas para controlar o índice de infestação do mosquito e a circulação viral nos municípios. O programa atual de controle de endemias se chama Monitoramento Inteligente (M.I.VÍRUS), que funciona por meio de armadilhas e atraentes.

O processo é realizado da seguinte forma: a cada 200 metros é colocado um atraente (composto sintético que atrai as fêmeas grávidas pelo odor) preso a uma armadilha (que reproduz ambiente propício para a fêmea depositar os ovos). Dessa forma, é possível, em um monitoramento semanal, acompanhar o nível de infestação do Aedes na região. Em um segundo momento, os mosquitos são levados ao laboratório e, em até sete dias, consegue-se diagnosticar se o inseto está transmitindo algum vírus (dengue, zika ou chikungunya).

Com isso, é possível, em parceira com as prefeituras, realizar ações de combate intensivas contra o Aedes em momentos e locais de fato relevantes. A empresa também fica responsável por treinar os agentes de campo destacados pelo município para participar das ações.

Sobre a Ecovec

A Ecovec é uma empresa de base tecnológica, spin-off da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi criada em 2002, a partir de pesquisa desenvolvida na UFMG.