Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep participa da Mobilização Nacional de Enfrentamento à Microcefalia
fechar
Compartilhar

 Wanderley siteWanderley de Souza, presidente da Finep (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

O presidente da Finep, Wanderley de Souza, integrado ao esforço de combate ao Aedes Aegypti, participa da Mobilização Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no próximo sábado, 13/2, em Petrópolis (RJ). Ministros, secretários, presidentes de instituições e autoridades governamentais estaduais e municipais visitam 168 municípios em todo o País, para conter novos casos da doença relacionados ao vírus Zika.

A iniciativa é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades. No lançamento, a presidenta Dilma Roussef declarou que o” Governo está dando início a uma campanha liderada pelo Ministério da Saúde. É uma força federal de ataque ao Zika. Para ela ser vitoriosa tem que contar com a presença da população. Qualquer local, resíduo de lixo, pneu velho, se tiver água, ele reproduz o mosquito. É importante que a população perceba que essa é uma ação de guerra contra o mosquito".

O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. Essas medidas emergenciais começam a ser colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito.

Com o crescente número de casos de microcefalia no país, o Ministério da Saúde declarou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país. Até 28 de novembro de 2015, 1.248 crianças nasceram com suspeita de microcefalia. Desde então, o governo federal está mobilizado para estudar e controlar a situação.