Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa do mais importante encontro de inovação do mundo
fechar
Compartilhar

 Logo EmTech site

Nos dia 18 e 19 de novembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, acontece a EmTech Brasil 2015, o mais importante encontro sobre tecnologias emergentes e inovação. Organizado pela MIT Technology Review – revista do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – em parceria com a Finep, o evento tem como slogan “O futuro da tecnologia hoje” e contará com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, que debaterão com 800 cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores as mudanças tecnológicas e suas tendências. A conferência terá palestras e debates sobre temas relacionados à tecnologia e à inovação, tais como o estudo do genoma, wearables, impressão 4D, agricultura, água e inteligência artificial. Haverá ainda dinâmicas específicas para o universo de empreendedorismo.

Dentre os temas de destaque na EmTech Brasil estão energia nas cidades, indústria aeroespacial, água e tecnologia, educação do futuro, desafios da medicina, inovação empresarial, dispositivos inteligentes, inteligência artificial e moedas virtuais e e-commerce, entre outros. O painel “Dispositivos voadores, a revolução aérea”, que acontece na manhã de quinta-feira (19), será moderado por Carlos Ganem, da Diretoria de Projetos Estratégicos da Finep, e terá como debatedores Jordi Muñoz, presidente da 3D Robotics, e Paulo Junqueira, presidente do Conselho de Administração da Novaer. A empresa aeronáutica, inclusive, já teve alguns projetos apoiados pela Finep, como o T-Xc, avião de treinamento primário totalmente concebido em fibra de carbono – material muito mais leve e resistente que o alumínio aeronáutico. Imune à corrosão, o avião foi desenvolvido pela Novaer com financiamento de cerca de R$ 10 milhões da Finep e poderá ser utilizado pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais NEIVA T-25, fabricados na década de 1960.

Outra discussão importante presente no evento será sobre fundos de investimentos. O painel “Ecossistemas de inovação e capital inteligente”, que terá como moderadora a superintendente da Área de Investimento da Finep, Renata Guinther, também será realizado no segundo dia de evento, mas na parte da tarde . A Finep lançou recentemente uma ação inédita no País, o Finep Startup. Com ele, a agência pretende investir diretamente no capital de empresas recém-criadas, juntamente com os chamados investidores-anjo, por meio de um contrato de opção de compra de ações. De acordo com Guinther, ao priorizar esse tipo de investimento, pretende-se otimizar os recursos aplicados, diminuindo o risco e aumentando a possibilidade de retorno para a sociedade. Além disso, a iniciativa tem um mecanismo inovador para estimular o empreendedor a buscar investimento privado, que priorizará empresas que forem aportadas por anjos. “Esse é um novo modelo de apoio no qual a Finep coloca recursos públicos na startup e ao mesmo tempo alavanca o investimento privado na empresa”, destaca a superintendente.

Inovadores com menos de 35 anos
Durante a conferência também será entregue o prêmio Inovadores com menos de 35 anos, um reconhecimento mundial feito pela MIT Techonology Review aos 10 projetos mais inovadores desenvolvidos por jovens brasileiros, capazes de impactar o mundo e as vidas de milhões de pessoas com soluções inovadoras para problemas atuais. Esta será a segunda vez que o Brasil receberá a premiação, que em 2014 reconheceu jovens empreendedores que criaram produtos e serviços que usam a tecnologia para transformar a realidade.

Venture Point
Promovido pela Finep, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Venture Point é uma rodada de investimentos fechada que acontecerá ao longo da EmTech Brasil. Participam da rodada apenas 15 startups, previamente selecionadas dentro de um grupo de 135 inscritas. A seleção foi feita em outubro por uma comissão avaliadora formada por representantes da Finep, Apex-Brasil e Opinno, empresa de consultoria em inovação.

O funcionamento se dará da seguinte forme: as startups apresentam seus projetos para um total de 30 fundos de investimentos e investidores-anjos. Em seguida, os investidores podem fazer perguntas. Depois da rodada com todas as empresas, os investidores dão um feedback. Ao final, haverá um espaço para networking e aproximação entre investidores e startups.

As startups selecionadas foram Agropixel; Algae; A+ Educação; Fine Instrument; GnTech; Green Ant; In Loco Media; Itaro; Pluga.co; M-Bright; POP Recarga; Pra Vender; DEVC Engenharia e Consultoria; GT2 Energia e eStock.

Serviço:
Data: 18 e 19 de novembro
Hora: de 8h às 19h
Local: Cidade das Artes
Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Confira a programação
http://www.emtechbrasil.com/programa/2015