Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor da Finep se apresenta em seminário a CEOs europeus em Londres
fechar
Compartilhar

Innovate in Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizam, no dia 29/10, em Londres, na Inglaterra, a edição europeia do seminário Innovate in Brasil. O evento reúne representantes do Governo Federal e executivos estrangeiros de empresas de setores estratégicos para tratar de oportunidades de investimentos no Brasil. Entre os participantes confirmados estão a BAE Systems, Jaguar Land Rover, Novozymes, Shell, Siemens, BG, Vestas e Fiat Chrysler. O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, também estará presente no encontro, e participará do segundo painel.

O objetivo do encontro é atrair centros de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) de empresas europeias para o Brasil. O tema da apresentação de Elias será o ecossistema de inovação brasileiro. Serão apresentadas as iniciativas governamentais para a promoção da inovação no País. “Mais de 70% dos pesquisadores brasileiros encontram-se nas universidades. Portanto, a parceria entre empresas e academia é fundamental para o sucesso da inovação por aqui”, destaca o diretor. Para ele, o Reino Unido possui um modelo de apoio à pesquisa e inovação singular e bem-sucedido, que pode servir de exemplo para o Brasil.

A abertura do seminário será feita pelo ministro Armando Monteiro (MDIC) e pelo presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. Para Barioni Neto, a Agência é uma importante porta de entrada para as empresas que querem investir no País. “A busca por investimentos produtivos, em especial aqueles intensivos em tecnologia, é uma prioridade para nós, que trabalhamos de forma sistemática e consistente para captá-los”, afirmou o presidente da Apex-Brasil.

O evento discutirá ainda as tendências em inovação no mundo. Também serão mostrados casos de sucesso de empresas internacionais que já investem em P&D no Brasil. Logo após o encontro, haverá reuniões individuais entre representantes do governo brasileiro e empresários interessados em aportar recursos no País.

Innovate in Brasil

O evento em Londres, organizado em parceria com o jornal britânico The Telegraph, faz parte da estratégia de divulgação do programa, que leva o mesmo nome. Lançado em março deste ano, em Nova York (EUA), o Innovate in Brasil tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no País e, com isso, aumentar a competitividade das empresas nacionais. A iniciativa oferece apoio a investidores globais que queiram instalar centros de inovação no Brasil, tendo como foco quatro áreas: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e complexo industrial da saúde.

Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC contrataram um estudo que mapeou as potencialidades do País para atração de investimentos em P&D. Além disso, a pesquisa identificou empresas internacionais com potencial de investimento no País. O resultado mostrou que a maioria delas está nos Estados Unidos, seguido da Europa e da Ásia, onde deve ser realizado o próximo evento de atração de investimentos.

O programa disponibiliza informações atualizadas sobre o Brasil para quem está procurando o lugar ideal para investir em P&D. Saiba mais em www.innovateinbrasil.com.br.