Parceria marca oficialmente a inclusão das cooperativas entre as beneficiárias do FNDCT
A Finep e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram, nesta quinta-feira (22), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica com foco na ampliação do acesso das cooperativas às linhas de financiamento voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O acordo foi assinado pelo presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, e pela presidente da OCB, Tania Regina Zanella.
A parceria prevê a realização de ações conjuntas voltadas a ampliar o acesso das cooperativas às linhas de financiamento da Finep, incluindo capacitação técnica, realização de eventos, disseminação de informações estratégicas e facilitação do uso das plataformas digitais da agência por cooperativas regularmente registradas na OCB. O objetivo é estimular investimentos em inovação, com impacto direto na produtividade, sustentabilidade e competitividade do setor cooperativista.
A iniciativa ganha relevância estratégica no contexto da Lei nº 15.184, sancionada em agosto de 2025, que passou a autorizar o acesso das cooperativas aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A norma alterou a Lei nº 11.540/2007, incluindo oficialmente as sociedades cooperativas entre as entidades beneficiárias do fundo e ampliando as possibilidades de financiamento para projetos de inovação.
De acordo com o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, a parceria consolida o papel fundamental da agência no fomento ao desenvolvimento econômico e social do país, principalmente com a qualificação e valorização da mão de obra do campo.
“Ampliar o acesso ao crédito para cooperativas, viabilizado pela liberação integral dos recursos do FNDCT e pela mudança legislativa, representa um marco para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. A iniciativa garante que núcleos cooperados, especialmente no campo, possam investir em pesquisa, inovação tecnológica e transformação digital, aumentando produtividade e competitividade. Com a inclusão das cooperativas no processo de financiamento via Finep e a construção de um plano de trabalho conjunto com a OCB, o setor ganha protagonismo não apenas na geração de riqueza e participação no PIB nacional, mas também na promoção da inclusão social e no enfrentamento dos desafios de um cenário tecnológico acelerado”, avaliou.
Para a presidente da OCB Tania Regina Zanella, a parceria deverá contribuir para expandir a atuação das cooperativas na área de ciência, tecnologia e inovação. “Temos convicção de que o acordo de cooperação com a Finep estabelecerá um novo marco para o desenvolvimento tecnológico do país tendo as cooperativas como protagonistas", destacou. O evento de assinatura contou ainda com as presenças de Rodrigo Secioso de Sá, superintendente de Inovação da FINEP, e Fabíola Nader Motta, superintendente da OCB.






