A Finep sediou, nos dias 10 e 11 de junho, no Rio de Janeiro, o encontro do Grupo de Trabalho da Parceria em Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Empreendedorismo dos BRICS. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI), em parceria com a própria Finep. Veja aqui fotos do encontro.
Durante o evento, representantes dos países do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos) discutiram e avançaram na construção do Plano de Ação para Cooperação em Inovação dos BRICS 2025–2030. O documento vai orientar projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo inovador nos próximos anos.
Um dos destaques foi a possibilidade de lançar uma chamada pública específica para propostas colaborativas entre instituições dos países-membros, com financiamento direcionado a organizações inovadoras. A programação incluiu ainda atividades das redes iBRICS e BRICS Tech Transfer, voltadas à articulação de ecossistemas de inovação e à transferência internacional de tecnologia.
"Definimos três documentos estratégicos: o Plano de Ação para Inovação (STIEP), um documento integrador sobre ciência, tecnologia e parcerias, e os planos de ação dos comitês dos BRICS — um focado em ambientes de inovação, como parques tecnológicos e incubadoras, e outro na transferência internacional de tecnologia e propriedade intelectual", afirmou Daniel Almeida, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.