Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministra do MCTI lança Programa Finep Mais Inovação na sede da Financiadora, no Rio
fechar
Compartilhar

 finep24NOVAsite

 

No dia 29/1, na sede da Finep, no Rio, aconteceu o evento de lançamento das 11 chamadas públicas do Programa Finep Mais Inovação, já anunciado em 22/1, por ocasião da divulgação da Nova Política de Industrialização do Brasil. Veja detalhes do Programa aqui.

A ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participou do encontro, junto com o presidente da Finep, Celso Pansera, e toda a Diretoria Executiva, o secretário executivo do MCTI, Luis Fernandes, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, a secretária executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Verena Baros, e o diretor de Inovação da CNI/MEI, Jefferson Gomes, além de diversas autoridades. No mesmo dia, a ministra do MCTI realizou reuniões com a Presidência e Diretoria Executiva da Finep e superintendentes. A ministra assistiu a apresentações sobre o planejamento e funcionamento de cada área da Financiadora e visitou todos os departamentos da empresa. Veja fotos aqui.

"Nós queremos um Brasil autônomo, um Brasil cada vez mais soberano. A Nova Política Industrial do Governo, da qual a Finep faz parte importante, com esses 11 editais, vai impulsionar nosso país para lutarmos pela recuperação e fortalecimento da nossa soberania industrial, de maneira eficaz, corajosa e sustentável", disse a ministra do MCTI.

Em sua fala, o presidente da Finep, Celso Pansera, disse que a presença de todos ali "é para reforçar o papel da Finep dentro desse grande programa da retomada da Indústria Nacional. A Finep tem parte relevante nesses recursos, entrando com mais de 40 bilhões de reais, seja em crédito ou em subvenção econômica, com investimento na estrutura científica e em inovação".

Para o secretário executivo do MCTI, Luis Fernandes, é essencial que se entenda o momento positivo: "o orçamento de FNDCT aumentou 28%, de 2023 para 2024. No mesmo dia 22/1, em que era lançada a nova política industrial, foi sancionada a lei orçamentária que assegurava um crescimento do orçamento do FNDCT, de 10 bilhões para 12.8 bilhões, em um ano", afirmou. A Finep é a secretaria executiva do FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, em sua apresentação, detalhou o Programa Finep Mais Inovação. Elias salientou que a Finep "é a única agência de fomento no Brasil que opera com todos os instrumentos, utilizando desde subvenção econômica, crédito, até recursos para universidades e institutos de pesquisas." O diretor apontou que "nossa orientação é focada no apoio a projetos estruturantes para desenvolver e enfrentar grandes desafios tecnológicos do país, mas sem deixar de levar em conta que pequenos projetos de startups, por exemplo, também podem fazer a diferença. Nossas chamadas preveem a aprovação de todos os perfis de projetos", finalizou.

A secretaria executiva do CNDI falou do "momento histórico" que foi a reestruturação do Conselho, em 2023, que estava desativado havia sete anos, "É um marco por diversas razões, sobretudo porque coloca um protagonismo inédito para o tema da inovação, trazendo atores fundamentais, como a Finep e o MCTI, com recursos do FNDCT, para dentro do projeto de neoindustrialização", disse.

Segundo Jefferson Gomes, diretor da CNI/MEI, "a indústria nunca teve um momento de discussão tão profunda. Temos ouvido algumas críticas, mas é importante eixar claro que, se não pensarmos de maneira positiva, nada vai para a frente. Estamos falando de inovação, que, no final das contas, vai gerar riqueza, desenvolvimento, e o Programa Finep Mais Inovação vem para fortalecer esse momento".