Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa da abertura do 6º Congresso Nacional do Confies
fechar
Compartilhar

 confies

O presidente da Finep, Celso Pansera, fez uma breve participação na abertura do 6º Congresso Nacional do Confies, na quarta-feira (29/11), em Brasília, e foi representado, no evento, pelo seu chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, que também é presidente de honra do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. “Enquanto ministro de C,T&I e secretário executivo do ICTPbr, sempre prestigiei esse evento, pela relevância que as Fundações exercem no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse Pansera.


Em seu discurso na mesa de abertura, Peregrino comemorou o orçamento do principal fundo de fomento de projetos científicos e tecnológicos do País, o FNDCT, que tem cerca de R$ 10 bilhões este ano para apoio a empresas de base tecnológica de todos os portes e Instituições Científico-Tecnológicas (ICTs), com recursos reembolsáveis, não reembolsáveis e de subvenção econômica. “Esse número histórico é fruto de um governo que abraçou a ciência e tecnologia do Brasil”, disse.


Peregrino também ressaltou o papel central das Fundações de Apoio no processo de desenvolvimento do País. “Nós podemos dizer que temos uma política de industrialização fundada na Tríplice Hélice – empresa, academia e governo, mas embora seja um programa virtuoso, ainda faltam as fundações de apoio na estrutura do poder para garantir o acesso, inclusão e a democratização da ciência e tecnologia do Brasil.
Na cerimônia, Fernando Peregrino recebeu uma placa de homenagem da diretoria do Confies em reconhecimento ao seu trabalho à frente do Conselho e também como agradecimento pela dedicação e por todas as lutas em prol das Fundações de Apoio de todo o Brasil.


O Congresso, que este ano contemplará temas relevantes e de interesse das fundações de apoio, dos cientistas e pesquisadores, do poder público e de toda a sociedade brasileira, seguirá até sexta-feira (1/12), no espaço da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), situada na Av. L3 Norte, Asa Norte, em Brasília.
Também participaram da mesa de abertura o ex-senador Inácio Arruda, e atual secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, o diretor Científico do CNPq, Olival Freire Júnior, o diretor presidente da Fundação Finatec, Augusto César de Mendonça Brasil, e o presidente do Confies, Antonio Fernando Queiroz.


Na quinta-feira (30), o chefe de Gabinete da Finep mediou a mesa de debates de Estudos sobre as Relações de Órgãos de Controle para com as Fundações de Apoio, que contou com a participação de representantes da AGU (Bruno Portela), TCU (Leandro Brum) e de uma consultora jurídica, Mariana Vilela.


Este ano, o Confies também está celebrando seus 35 anos de existência. Ele reúne 101 fundações de apoio, que gerenciaram no ano passado mais de R$ 9 bilhões (oriundos dos setores público e privado) de projetos de pesquisas de mais de 280 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).