Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente Celso Pansera cumpre agenda no Ceará e divulga instrumentos da Finep para inovação nas empresas
fechar
Compartilhar

 panseraceara

Governador Elmano de Freitas (à esquerda), presidente Celso Pansera (à direita)

O presidente da Finep, Celso Pansera, cumpriu extensa agenda na terça-feira, (28/11), no Estado do Ceará. O executivo reuniu-se com o Governador Elmano de Freitas com o objetivo de uma maior aproximação e fortalecimento da ação da Finep na região, através do apoio à Inovação de projetos desenvolvidos no Ceará, principalmente na área de energias renováveis, com destaque para o Hidrogênio Verde.

Em visita à FIEC – Federação das Indústrias do Estado, reuniu-se com seu presidente Ricardo Cavalcante e empresários, representantes de sindicatos e da área acadêmica, além de secretários estaduais e federais.

panserafiec

Presidente Pansera (terceiro à direita) ao lado do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e do Secretário do MCTI, Inácio Arruda

Pansera apresentou as linhas de financiamento da Finep para a inovação em empresas, ressaltando as atraentes condições possibilitadas pela adoção da TR e conclamando empresários a conhecerem os editais disponíveis e todas as formas de acessar esses recursos. “Fomos muito bem recebidos na FIEC. A conversa com empresários e demais atores foi muito proveitosa. E conhecemos a plataforma de BI (business intelligence) que possibilita a visualização do número de empresas por município, quantidade de vínculos empregatícios formais e concentração de trabalhadores, que é bastante interessante do ponto de vista da velocidade de processamento e volume de informações que ela contém”, disse Celso Pansera.

Pansera participou, ainda, do “Encontro NUTEC - FINEP/MCTI - Soluções e oportunidades para o setor produtivo”, evento promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará e realizado na FIEC. Na pauta, a apresentação da Plataforma de Pesquisa Orientada por Problemas (PPOP).

panseraifce

Presidente Pansera (à direita), Reitor Wally Menezes (à esquerda) ladeado pelo secretário Inácio Arruda e o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFCE, Reuber Saraiva.

Na sequência, o presidente visitou o Instituto Federal do Ceará, sendo recebido pelo reitor Wally Menezes, que apresentou dois importantes projetos que podem, por meio de convênios celebrados entre as duas instituições, receber financiamento da Finep para sua execução.

O primeiro é a criação do Centro de Referência em Hidrogênio Verde e Energias Renováveis, a ser instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em Fortaleza. O objetivo é ter, no Ceará, um centro de referência baseado em modelo 100% sustentável, onde seja possível realizar experimentos, com um modelo de comunidades baseado no hidrogênio verde de baixo carbono. "A ideia é termos um vale do hidrogênio verde e de outras energias renováveis, um programa que seria coordenado pelo IFCE em parceria com diversas empresas e instituições do setor de energia e tecnologias", explicou o reitor do IFCE, professor Wally Menezes.

O outro projeto é o intitulado Carros voadores — aeronaves no modelo eVTOL, em fase de desenvolvimento, com aplicações em áreas diversas, como segurança pública, saúde, logística e agronegócio. O IFCE é parceiro do projeto no desenvolvimento de aplicações e tecnologias embarcadas a serem usadas nos equipamentos.

Além do reitor do IFCE, Wally Menezes, e do presidente da FINEP, Celso Pansera, estiveram presentes na reunião o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro, o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFCE, Reuber Saraiva, e representantes da empresa Vertical Connect, que desenvolve as aeronaves.