Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com patrocínio da Finep, Festival RME celebra o empreendedorismo feminino
fechar
Compartilhar

abertura rme alta 
O Festival RME aconteceu no Expo SP, nos dias 6 e 7 de outubro

 

O Festival Rede Mulher Empreendedora (RME), um dos principais encontros para mulheres empreendedoras e líderes do País, celebrou sua 12ª edição nos dias 6 e 7 de outubro, em São Paulo. O evento contou com uma seleção de palestrantes de destaque e apresentou oportunidades específicas para empreendedoras em diferentes fases de seus negócios, incluindo o prêmio "Seu Pitch Vale um Pix".

Além de ser umas das patrocinadoras do evento, a Finep participou com a presença, na abertura, da assessora da diretoria de Administração, Natália Lucciola, representando a diretora Janaína Prevot, e da analista de startups e Open Innovation, Thais Macieira, que palestrou no painel "Oportunidade de Crescimento Para Empreendedoras”. No estande da Finep no Festival, analistas especialistas esclareceram o público sobre os programas e linhas de financiamento oferecidos pela agência de fomento.

Ministra

Na abertura do Festival, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que é preciso construir um país com mais mulheres empreendedoras. “Conheço bem a realidade das empresárias e as dificuldades para começar no mercado, já que grande parte das empreendedoras também são mães solo e muitas vezes param de estudar e optam por abrir seu próprio negócio por não terem uma rede de apoio ou onde deixar seus filhos, por exmplo”, afirmou.

A ministra anunciou o lançamento da Marcha Contra a Misoginia, que deverá ocorrer ainda em outubro, e o programa Hangar Mulheres,  parceria do Ministério das Mulheres com o Parque Tecnológico de Itaipu, para impulsionar o empreendedorismo feminino. 

natalia ministraNatália Lucciola (Finep) com a ministra Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres)
na abertura do Festival

Lideranças femininas

Em sua fala na abertura do Festival, a assessora da Finep Natália Lucciola, afirmou que “este é um momento único, já que a primeira vez que a Ciência, Tecnologia e Inovação tem à frente uma mulher, a ministra Luciana Santos, uma mulher negra liderando o MCTI. É impressionante como o efeito positivo dessa liderança feminina vai se desdobrando, inclusive com a nomeação de uma diretora na Finep, depois de muitos anos, funcionária da casa. Isso torna nosso ambiente mais inclusivo, com mais respeito, ainda mais propício à inovação e à criatividade”.

Segundo a diretora de Administração da Finep, Janaína Prevot, "o estímulo ao empreendedorismo e à liderança feminina são fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente favorável à inovação. Nesse sentido, a parceria entre a Finep e a RME é importante para termos ciência, tecnologia e inovação com mais diversidade".

No painel "Oportunidade de Crescimento Para Empreendedoras”, a analista da Finep Thais Macieira deu detalhes sobre o Programa Mulheres Inovadoras, que está em sua quarta edição este ano, além de apresentar um panorama geral das diversas formas de apoio que a Finep oferece em suas linhas e programas. Durante o debate no painel, Thais fez um lembrete a quem quer empreender: “se sua primeira tentativa de empreender falhou, não desista; tente uma segunda, uma terceira, quantas vezes forem necessárias para amadurecer a sua ideia”, aconselhou.

 thais rme alta
Thais Macieira, analista da Finep (2ª da esq. p/ a dir.), ao lado da CO CEO da RME, Célia Kano, e grupo
do painel "Oportunidade de Crescimento Para Empreendedoras"

Sobre o encontro, Célia Kano, CO CEO da RME, declarou que "o Festival RME apoia todas as mulheres empreendedoras na geração de renda. O desafio é grande e precisamos atuar em rede com parceiros estratégicos como a Finep, que entendem nosso desafio e investem no empreendedorismo feminino nacionalmente para escalar nosso impacto social".

Prêmio

Ao final do Festival, foram anunciadas as vencedoras do prêmio "Seu Pitch Vale um Pix". Foram selecionadas 15 empreendedoras, sendo 3 de cada região do Brasil. Cada premiada receberá o valor de R$ 1 mil. Conheça as vencedoras.

Veja a cobertura do Festival RME nas redes sociais da Finep.

(Com informações da RME, PTI e EBC - Fotos: Rogério Rangel/Finep)