Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Oficiais da área de C,T&I do Exército apresentam propostas para apoio da Finep ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas
fechar
Compartilhar

exercito 

O presidente da Finep, Celso Pansera, o chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, e o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora, Carlos Aragão, receberam na quarta-feira (20/9), um grupo de oficiais dos setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Exército Brasileiro. Ronaldo Carmona, professor da Escola Superior de Guerra, representou a Diretoria de Inovação, e Eliane Bahruth, analista da Finep, a Diretoria Administrativa.

No encontro, foram apresentadas propostas para desenvolvimento de tecnologias estratégicas na Área de Defesa com apoio financeiro da Finep. Os projetos de inovação estão direcionados aos programas estruturantes e mobilizadores do MCTI, com relevância e impacto sobre o desenvolvimento do país, que receberão investimentos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), operado pela Finep.

Entre as propostas, estão previstas iniciativas na área de Manufatura Aditiva, para produção de insumos nacionais, de Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas de segunda geração, além de tecnologias nas áreas de inteligência artificial, defesa cibernética, drones e geoinformação. Alguns projetos são de continuidade de pesquisas para aprimoramento e atualização de tecnologias desenvolvidas, no passado, com recursos da Finep, outros são iniciativas relacionadas a novos desafios.

O presidente Celso Pansera ressaltou a relevância da inovação no setor de Defesa, por se tratar de uma área com intensa tecnologia, na fronteira do conhecimento e estratégica para o País. “A continuidade da parceria da Finep com as três Forças é extremamente importante, especialmente neste novo ambiente em que a ciência, tecnologia e inovação voltam a receber um volume significativo de investimentos”.

Participaram do encontro, representando o Exército, três Oficiais Generais: o General de Divisão, Armando, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT/EB; o General de Brigada, Galdino - Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME); e o General de Brigada Castilho, chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), junto com uma equipe de Oficiais Superiores.