Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep financia projetos de inovação e sustentabilidade da Volkswagen do Brasil
fechar
Compartilhar

VW foto site

CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, e o presidente da Finep, Celso Pansera
Fotos: Pedro Danthas

A Volkswagen do Brasil assinou contrato com a Finep para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos. No valor de R$ 259 milhões, a linha de crédito adquirida pela Volkswagen do Brasil junto à Finep é Top 10 entre as maiores operações feitas para empresas na história de 56 anos da Financiadora e a maior operação da agência pública nos últimos dois anos (base 2022 e 2023).

“A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050. Com pesquisas e projetos inovadores nas áreas de descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação digital e eletrônica embarcada em veículos, a Volkswagen do Brasil incentiva a transformação do setor automotivo rumo a um modelo ainda mais sustentável, com maior eficiência energética, tecnologia, digitalização e segurança. Temos o compromisso de evoluir continuamente em processos e produtos, trazendo avanços para a Volkswagen, seu portfólio de veículos e beneficiando a sociedade e o planeta”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

“O financiamento à Volkswagen do Brasil está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal, aumentando a competitividade do setor automotivo e reduzindo as emissões de carbono por meio da inovação. O apoio da Finep se destinará à estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil e ao desenvolvimento de alta tecnologia em digitalização e conectividade aplicada ao setor automotivo, trazendo benefícios para a sociedade, o meio ambiente e toda a cadeia automotiva, incluindo os setores de mobilidade e logística”, diz Celso Pansera, presidente da Finep.

VW foto 2 site

André Carneiro e Maurício Syrio (Finep), Ciro Possobom, Celso Pansera, Fernando
Peregrino (Finep) e Diogo Fantinato (VW)

Inovação

O Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil visa desenvolver pesquisas, projetos e evoluir ainda mais em três frentes nas quais a empresa já atua: ‘Descarbonização’, ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ e ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’.

O pilar ‘Descarbonização’ inclui as atividades, processos e tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos veículos em todo o ciclo de vida, entre as quais o desenvolvimento do Way to Zero Center para gerenciamento de CO2 e de pesquisas que possam gerar ações vinculadas aos veículos para atingir sua neutralidade em carbono. Localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), o Way to Zero Center fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, inclusive biocombustíveis. A iniciativa abre oportunidades para a indústria como um todo, pois ao investir em pesquisa e desenvolvimento, promove o networking com troca de informações que fortalecem o setor de energia renovável no Brasil.

As pesquisas ampliam a base tecnológica para desenvolver alternativas inovadoras e com vocação nas especificidades da Região América do Sul que permitam alcançar, localmente, a meta global da Volkswagen para neutralização de carbono até 2050 (estratégia Way to Zero). Entre os estudos estão, por exemplo, pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido.

O compromisso com a ‘Descarbonização’ também impacta positivamente a sociedade. Ao investir em pesquisas para veículos mais eficientes e em tecnologias embarcadas mais sustentáveis, a Volkswagen do Brasil fomenta o desenvolvimento local de novas competências, bem como de novas oportunidades e modelos de negócio necessários para a construção de um ecossistema de mobilidade livre do carbono para todos.

A frente de ‘Indústria 4.0 para Sustentabilidade’ contempla o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar ainda mais a eficiência e reduzir a pegada de carbono no processo produtivo da fábrica Anchieta.

No pilar de ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’ estão previstos o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras e acessórios eletrônicos, o investimento em soluções de transformação digital para processos operacionais, entre outros projetos. O foco em digitalização e conectividade acelera ainda mais a transformação da empresa e dos produtos.

Ao avançar na ‘Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada’, a Volkswagen do Brasil está impulsionando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que aumentarão ainda mais a eficiência, sustentabilidade, segurança, conectividade, inteligência e conforto de seus veículos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Volkswagen do Brasil