Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Selecionadas gestora e administradora do FIP Finep Startup 1, fundo de investimento com carteira de empresas já qualificadas pela Financiadora
fechar
Compartilhar

investimento123

 

A Finep acaba de anunciar a gestora vencedora (KPTL Investimentos Ltda) e a administradora vencedora (Lions Trust Administradora de Recursos Ltda) do edital que selecionou quem irá atuar na estruturação do Fundo de Investimento em Participações – FIP Finep Startup 1. O objetivo é que este novo Fundo receba a atual carteira de empresas investidas pelo Programa Finep Startup, que conta hoje com 25 empresas. O capital inicial será de R$ 45 milhões, cujo aporte será dado principalmente pela integralização dos ativos existentes na carteira do Finep Startup.

“É um reconhecimento aos mais de 20 anos de trabalho da Finep na área de investimento, já que a gestora e administradora herdam um portifólio qualificado pela Financiadora”, diz Janaina Prevot, diretora de administração da Finep, com ampla carreira no setor de Venture Capital e Private Equity.

Segundo a executiva, a estruturação de um FIP é importante para que o Programa Finep Startup possa seguir crescendo, além de conferir a governança adequada para o exercício das opções de compra da Finep.

Lançado em 2017e parte de um histórico trabalho da Agência na área de Venture Capital, o Programa Finep Startup tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às startups brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado.

"O programa disponibiliza recursos financeiros para que estas novas companhias, com alto potencial de crescimento e retorno, possam enfrentar, com sucesso, os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo assim para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o país", afirma Marcio Stefanni, diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep. 

De acordo com o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Maurício Marques, "a gestora profissional selecionada pelo edital ficará responsável, dentre outras funções, pelo apoio ao desenvolvimento das startups investidas. Ela deverá, ainda, recomendar investimentos adicionais nas empresas (follow-on), e buscar oportunidades de saída para a Finep". 

Pioneirismo da Finep

Geralmente, um grande acontecimento é precedido de um “boom”. Este aconteceu em 1999, ano em que o índice da Bolsa de Nova Iorque, conhecida pelas ações de empreendimentos tecnológicos, subiu 86%. Era o fenômeno da “Bolha da Internet”, o que provocou uma correria por papeis de companhias inovadoras, sobretudo aquelas com negócios online. Foi nesse ambiente que a Finep pensou o Programa Inovar, tentativa de se criar um modelo de indústria de venture capital que fomentasse a inovação no Brasil.

À época, patinávamos em algumas esferas, já que não havia nem sombra de articulação entre gestores e investidores. A própria lógica do capital inteligente ou empreendedor gerava desconfiança: investidores se tornam sócios de empresas pela compra de participações, o que, trocando em miúdos, significa divisão de lucros, mas também de perdas. Pois bem, passadas mais de duas décadas, já se pode dizer que Finep – contrariando os pessimistas – articulou e dinamizou a indústria de venture capital aqui debaixo do Equador.

Quem vê o atual cenário positivo nem imagina as dificuldades iniciais. Ora, o Programa começou em maio de 2000, um mês após o estouro já citado. No dia 10 de março, o sonho dos primeiros homens do negócio via rede foi a pique, ou, no caso, para o espaço: a Nasdaq (bolsa de valores eletrônica de Nova Iorque) atingiu o seu maior índice e, a partir dali, começou a despencar.

Caiu 4% só no primeiro dia, e não parou mais: chegou a perder 78% em relação ao seu recorde, queda livre só comparável àquela registrada no período do Crack de 1929. Ninguém sabe, exatamente, o que levou a bolha a explodir. Mas o acontecimento, claro, travou o ímpeto dos investidores.

O modelo desenhado pela Finep, entretanto, não deixou de ser implementado e, tão logo a locomotiva da economia reencontrou o trilho, seguiu em frente. Foi em 2001 que a Financiadora lançou a primeira chamada da Incubadora Inovar, aprovando duas propostas de fundos entre as 18 apresentadas.

O recém-lançado Fundo de Investimento em Participações – FIP Finep Startup 1 – herança direta daquele tempo – coroa todas as ações e sinaliza o caminho certo da Finep ao apostar em promissores negócios com foco em tecnologia.