Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Financiado pela Finep, microscópio de alta resolução para pesquisas em escala atômica da UFABC é inaugurado nesta terça (8/8)
fechar
Compartilhar

microcopio site

Fotos: Assessoria de Comunicação e Imprensa ACI-UFABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC) inaugurou nesta terça-feira (8 de agosto) a operação de um equipamento para pesquisas com microscopia eletrônica. Trata-se do Microscópio Eletrônico de Transmissão de Alta Resolução (MET) que ficará instalado na Central Experimental Multiusuários (CEM), do Campus Santo André. A Finep viabilizou a aquisição do novo equipamento, cujo investimento total foi de cerca de R$ 4,6 milhões, incluindo recursos próprios da Universidade empregados na construção de sala apropriada. O projeto foi um dos selecionados no edital do Pro-Infra, lançado pela Finep em 2014.

micro site

O novo equipamento permite o estudo de amostras que alcançam o nível dos átomos individuais das estruturas em análise. Ele será especialmente útil em pesquisas que envolvem materiais sólidos e diversas formas, como catalisadores, filmes finos, precipitados, soluções coloidais e toda a gama de nanoestruturas inorgânicas.

O MET possibilita, ainda, observações de composição estrutural, de simetrias e fases, de composição química, cristalografia, dentre outras características das porções analisadas. A alta resolução do equipamento abre a possibilidade de a UFABC ampliar o acesso da comunidade acadêmica, interna e externa, à infraestrutura para estudos de propriedades de materiais em nanoescala.

O presidente da Finep, Celso Pansera, e o chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, participaram da solenidade de inauguração, marcada com a entrega oficial do MET aos pesquisadores. Também estiveram presentes, pela UFABC, o reitor Dácio Matheus e o pró-reitor de Pesquisa, Wagner Carvalho.

Em sua fala, Pansera apresentou a estratégia da Finep para os próximos anos, e expôs a forma como a empresa irá apoiar a ciência brasileira na próxima década. O reitor da Universidade, Dácio Matheus, falou sobre a importância da Finep e do trabalho realizado pela atual gestão. "A Finep vem sendo bastante efetiva e aberta ao diálogo”, afirmou.