Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Águas do Guamá e Fundação Vanzolini desenvolvem projeto para detectar vazamentos por meio de sensores
fechar
Compartilhar

 saneamento23

 

 

Um dos maiores desafios quando se trata de saneamento básico no Brasil é o desperdício de água. Seja através de vazamentos, de consequências do processo de tratamento ou de furtos, as redes de distribuição de água contabilizam altos volumes de perdas. Visando fornecer uma solução para esse cenário, foi estabelecida uma cooperação técnica entre a Águas do Guamá, empresa paraense de abastecimento, e a Fundação Vanzolini, organização sem fins lucrativos que atua na engenharia de tecnologias voltadas à efetividade de processos científicos. Juntas, as organizações desenvolveram um projeto inovador capaz de detectar a localização exata de vazamentos nas redes. 

A Fundação Vanzolini, criada por professores de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), foi responsável por todo o desenvolvimento técnico da área de inovação. Já a Águas do Guamá, atuante principalmente em bairros da cidade de Belém (PA), cuidou da parte financeira e prática. Com o apoio da Finep e do Banco da Amazônia (BASA), a empresa pôde financiar os custos das despesas para a elaboração e a execução do plano estratégico do projeto. Através da tecnologia de monitoramento, ela não só foi adiante na modernização sustentável da distribuição de água em Belém, como diminuiu de 80 para 15% o volume de perdas em seus sistemas. 

O coordenador técnico do projeto na Fundação Vanzolini, Caio Fontana, explica o funcionamento da técnica, que utiliza hidrômetros com transmissão 4G. “Nós desenvolvemos uma série de sensores para monitorar perdas na rede de distribuição de água. Eles detectam através do barulho onde há vazamento, possibilitando a intervenção.” A redução expressiva de perdas na rede de abastecimento reflete o desempenho da tecnologia desenvolvida. “Atingimos todas as metas definidas no processo; foi um sucesso”, Fontana completa.

O projeto será apresentado no estande da Finep durante a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), uma das maiores da América Latina. A FITABES ocorrerá dos dias 22 a 24 de maio, em conjunto com o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Os eventos serão sediados no Expominas, em Belo Horizonte. Para se inscrever no Congresso e/ou se cadastrar na Feira, clique aqui.