A Finep Inovação e Pesquisa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) tornam público edital, no valor de R$ 190 milhões, em recursos de subvenção econômica à inovação, para apoio ao desenvolvimento de veículos de pequeno porte para lançamento de nano e/ou microssatélites.
Empresas de todos os portes de qualquer região do Brasil poderão enviar propostas a partir de hoje (dia 3 de agosto), até 26 de setembro. Serão aceitas propostas com a participação de, no mínimo, quatro empresas, além de parceria com ICT´s.
A expectativa é que sejam desenvolvidos, ao menos, dois protótipos de veículos com capacidade de lançamento de, no mínimo, cinco quilos de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional. Hoje, apenas 13 países no mundo dominam essa tecnologia.
O objetivo da chamada pública é mobilizar a cadeia industrial e de pesquisa do setor para a busca da autonomia e soberania do país no acesso ao Espaço. Estima-se que, em 2040, o setor espacial movimentará US$ 1 trilhão em todo o mundo.