Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Empresas participam de evento de apresentação de edital promovido pela Finep
fechar
Compartilhar

 Satélite Geoestacionário

A Finep e a Agência Espacial Brasileira (AEB) realizaram no dia 6/10, no Centro de Eventos do Parque Tecnológico São José dos Campos, em São Paulo, evento de apresentação de edital voltado para o setor aeroespacial, lançado no mês passado pelas instituições. O objetivo do encontro foi apresentar às empresas interessadas em participar da chamada o contexto de concepção do edital e os aspectos práticos sobre o seu funcionamento e suas etapas.

Participaram do evento representantes de 30 empresas e de 4 instituições. Na ocasião, a Visiona Tecnologia Espacial apresentou o sistema do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e informou sobre o status atual do projeto. Já a AEB efetuou apresentação sobre a Implementação do Plano de Transferência de Tecnologia no âmbito da contratação do SGDC. A Finep apresentou o conteúdo do edital e do Formulário de Apresentação de Propostas (FAP) e tirou as dúvidas das empresas sobre a chamada.

No valor de R$ 53 milhões e com recursos de subvenção econômica, o edital abre a possibilidade de transferência de tecnologia para que empresas nacionais participem cada vez mais do desenvolvimento de satélites no País. As interessadas em participar da seleção pública têm até o dia 15 para submeter suas propostas. A chamada tem como objetivo apoiar projetos de empresas brasileiras referentes à transferência das tecnologias previstas no Acordo de Transferência de Tecnologia Espacial firmado entre a AEB e a empresa Thales Alenia Space. 

O resultado final será divulgado no dia 30 de novembro. Para a seleção, serão levadas em consideração caraterísticas como histórico de projetos, equipe dedicada, estrutura física e montagem do plano de trabalho.

Abaixo estão disponíveis para consulta as apresentações realizadas durante o evento:
- Apresentação da AEB
- Apresentação da Finep
- Apresentação da Visiona