Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTI lança edital de 15 milhões não reembolsáveis para desenvolvimento de tecnologias do gás natural do Pré-Sal
fechar
Compartilhar

 plataformadepetroleo

 

A Finep/MCTI acaba de lançar uma chamada pública para o desenvolvimento de tecnologias para a monetização do gás natural do Pré-Sal. O edital tem como objetivo conceder recursos financeiros não reembolsáveis para Instituições Científico-Tecnológicas (ICTs) - inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa - para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que viabilizem o gás natural que se encontra em abundância no polígono do Pré-sal para consumo da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores.

Os projetos devem estar dentro do escopo de cinco linhas temáticas, a saber:

Linha 1: Separação do CO2 e outros contaminantes;

Linha 2: Liquefação de gás natural embarcado (Floating Liquefied Natural Gas – FLNG);

Linha 3: Transformação de gás natural em gás de síntese;

Linha 4: Transformação do gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos (Floating Gas to Liquids – GTL);

Linha 5: Uso do gás para produção de energia elétrica na boca do poço através de usinas instaladas em plataformas gas-to-wire (GTW).

15 milhões

A transformação do gás encontrado no pré-sal em gás natural para consumo requer a superação de vários desafios técnicos e econômicos. Os altos níveis de contaminação de CO2 e a grande distância da costa implicam elevados custos de separação e escoamento do gás uma vez que a tecnologia convencional de separação é de difícil viabilidade para os reservatórios com elevada razão gás-óleo (RGO).

Serão comprometidos recursos não reembolsáveis totais até o limite de R$ 15 milhões e esta ação é um chamamento público para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), isoladamente ou em parceria com empresas, com propostas para a realização de desenvolvimento tecnológico e inovação para Monetização do Gás do Pré-Sal.

Os interessados devem acessar e preencher o Formulário de Apresentação de Propostas (FAP) específico para esta seleção pública, disponível no site da Finep, destacando claramente o produto, processo ou serviço inovador a ser feito com os recursos solicitados. O prazo limite para envio eletrônico da proposta é até o dia 23/6/2022, às 17h (horário de Brasília).