Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep ganha selo Pró-Equidade de Gênero e Raça e se destaca na redução de desigualdade entre homens e mulheres
fechar
Compartilhar

 

damaresgodoyMinistra Damares Alves, Diretor André Godoy e Cristiane Britto, Secretária Nacional de Mulheres

A Finep foi uma uma das empresas agraciadas com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, conferido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na 6a edição do prêmio, mostrando destaque em políticas de igualdade entre colaboradoras e colaboradores. Foi a primeira vez que a Financiadora se candidatou ao selo e já saiu vitoriosa.

O selo concedido na quarta (14/7) à Finep foi baseado na avaliação do relatório de ações do plano de trabalho firmado pelo DAES para os anos 2016-2018.

A empresa foi representada pelo diretor de Administração, André Godoy, e pela superintendente da Área de Gestão de Pessoas, Tereza Cristina dos Santos. 

A ministra Damares Alves, uma das coordenadoras do programa, discursou durante a entrega da premiação sobre a necessidade de a iniciativa ser fortalecida. Para ela, as empresas precisam se conscientizar sobre o papel delas na promoção de pautas positivas.

“Temos as mulheres quilombolas, as ciganas, as marisqueiras e outras. Enquanto corremos atrás de toda elas, peço que ajudem em seus locais de trabalho com a equidade. Os números assustam. Quase um terço da população brasileira é composta de mulheres negras, mas menos da metade delas ocupa trabalhos remunerados. Isso deveria dar um nó na garganta” afirmou a ministra.

“O programa vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem por propósito a redução das desigualdades entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, sem deixar de lado a questão racial. A Finep tem políticas internas que atuam com bastante rigor e cuidado para que haja equilíbrio em postos, com uma atuação junto ao corpo funcional que faz com que sejamos sempre lembrados aqui. Temos um compromisso público com o espírito deste selo”, disse André Godoy, diretor administrativo da Finep.

Sobre o programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande  personalidade jurídica própria.

Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um Plano de Ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça, de forma transversal e interseccional, dentro da organização.

empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

O programa também é direcionado para garantir o exercício dos direitos laborais das trabalhadoras e trabalhadores, ao distinguir com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça as empresas comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero e raça, conjugando a lógica do exercício dos direitos com a lógica dos negócios, considerando que a igualdade entre mulheres e homens constitui atualmente um pilar fundamental da gestão organizacional e do êxito empresarial.

Os detalhes da 6a edição podem ser acessados aqui: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/arquivo/assuntos/mulher-e-trabalho/programa-pro-equidade-de-genero-e-raca/6-edicao