Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Kolplast lança no mercado kit inovador para diagnóstico da Covid 19 apoiado pela Finep/MCTI
fechar
Compartilhar

Kolplast foto

A Kolplast, empresa apoiada pela Finep/MCTI, acaba de dar mais um passo para a melhoria das condições de diagnóstico da COVID-19. Após vencer os desafios da etapa regulatória, a empresa disponibilizou no mercado o Swab Flock, kit destinado a coleta de material para a realização de exame da Covid-19. Para esse teste, são coletadas amostras de bacteriologia, virologia, fluorescência, EIA, PCR e testes de biologia molecular, bem como para aplicações forenses.

Com o desenvolvimento do projeto, que contou com financiamento de cerca de R$ 3,4 milhões da Finep/MCTI, foi possível aumentar a capacidade produtiva de 50 mil para 300 mil Kits dia, o que reduziu o custo de comercialização em 33%, possibilitando assim um maior acesso da população e uma maior assertividade no diagnóstico.

O novo kit possui cerdas radiais de nylon, haste fina e flexível, embalagem individual e estéril envolta em papel grau cirúrgico e filme plástico, além de tubo laboratorial antivazamento. Essas e outras inovações possibilitam maior absorção do material a ser coletado, com máxima segurança e menor risco de contaminação.

Segundo o diretor de Inovação da Finep/MCTI, Alberto Dantas, o projeto mostra a importância da tempestividade da Financiadora no apoio às iniciativas de inovação no combate a COVID-19: “A Finep, em parceria com o MCTI, lançou linhas de crédito específicas para acelerar projetos como o da Kolplast que, junto com outras ações, impactam na capacidade de testes do país”, afirmou Dantas.

Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), foram vitais para o sucesso e disponibilização desta tecnologia ao alcance da sociedade. “O financiamento da Finep para o projeto swab foi fundamental para abastecer os laboratórios com um produto confiável e de qualidade, ajudando no combate à COVID-19, disse Hannan Bass, diretor Financeiro da Kolplast.

Fundada em 1988, a Kolplast é uma empresa 100% nacional do setor médico-hospitalar, focada na fabricação de descartáveis para coleta de exames diagnósticos utilizados em hospitais e laboratórios. As pesquisas para o desenvolvimento do novo kit foram realizadas na fábrica da empresa, em Itupeva (SP).