Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. 1º Fórum Finep de Investimentos em Empresas Inovadoras acontece em SP
fechar
Compartilhar

inovabra 1

O presidente da Finep Waldemar Barroso

A Finep promoveu, nesta quarta-feira (27/11), o 1º Fórum Finep de Investimentos em Empresas Inovadoras, no Inovabra Habitat, em São Paulo. O objetivo do evento foi abordar os quase 20 anos de apoio da financiadora ao empreendedorismo inovador e à indústria de venture capital no Brasil. Foram apresentadas também oito oportunidades de investimento selecionadas em uma carteira de aproximadamente 200 startups investidas pela Finep, além de cases de sucesso.

Na abertura, estiveram presentes o presidente da Finep, Waldemar Barroso, os diretores da financiadora Adriano Lattarulo e André Godoy, o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Raphael Braga, e o diretor de Ecossistemas de Inovação do MCTIC, Otávio Caixeta. Também participaram José Alberto Aranha, presidente da Anprotec, Clovis Meurer, conselheiro da ABVCAP, e Igor Manhães Nazareth, secretário de Inovação do Ministério da Economia, entre outros.

"É importante lembrar que a indústria do venture capital no Brasil foi alavancada pela Finep, há vinte anos. Estamos aqui celebrando esse histórico e mirando o futuro, com a Finep como protagonista nessa e outras áreas do desenvolvimento da inovação brasileira", afirmou o presidente da empresa em sua fala.

O diretor de Crédito, Investimento e Captação da Finep, Adriano Lattarulo, lembrou que a empresa é a "única no mundo que apoia toda a cadeia da inovação, utilizando uma variedade singular de programas e linhas".

Painel

No painel que reuniu Finep, ABVCAP e Anprotec - C,T&I e Empreendedorismo no Brasil: História, Desafios e Oportunidades -, Clovis Meurer disse que "no DNA desta empresa pública estão impressas a motivação e a competência para criar programas que foram e são únicos no país, desde o inicial apoio à área de investimentos". Para Meurer, "a ABVCAP tem sua existência atrelada à Finep e, para que esse projeto de sucesso continue, deixo aqui sugestões: mais celeridade nas iniciativas de Governo; internacionalização das empresas; e investimento na educação e pesquisa, tanto nos professores quanto nos estudantes", finalizou.

Já o presidente da ANPROTEC, José Alberto Aranha, fez um importante resumo do histórico da parceria com a Finep e disse que "a relevância estratégica da Finep é fundamental para o desenvolvimento do país como um todo".

Cases de sucesso

inovabra 2

O superintendente da Finep Raphael Braga

Oito startups apoiadas pela financiadora, via Programa Finep Startup, se apresentaram para um público de cerca de 120 pessoas: Intelivix, Mainô, VM9, Incentive.me, Autaza, Meerkat, Motora e Asaas. Além delas, casos de sucesso de empresas investidas pelos Fundos de Investimentos apoiados pela Finep também foram mostrados, como Mendelics e Zenvia. A DGF Investimentos mostrou casos de sucesso de seu portfólio, incluindo a Resultados Digitais, empresa candidata a potencial unicórnio.

"Este é um momento de reflexão e interação, mas também de comemoração, agradecimento e de apresentar novidades. São quase duas décadas da criação do sistema de venture capital no Brasil, com direta participação da Finep. Todos os parceiros que estão presentes contribuíram para o sucesso desse setor em nosso país. As empresas apoiadas pelo Finep Startup e as investidas por fundos da financiadora também mostram um cenário promissor", afirmou Raphael Braga.

Novidades para 2020

No evento, foram ainda anunciadas iniciativas que serão lançadas em 2020: o Espaço Finep - uma aceleradora de empresas nascentes -; o novo edital do Finep Startup; e o programa Mulheres Empreendedoras Inovadoras, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, SEBRAE e MCTIC. Foi feita também uma atualização do projeto recém anunciado pelo Presidente da Finep, o HUB Finep.

No encerramento, o diretor Administrativo André Godoy disse que a Finep está, mais do nunca "alinhada com o MCTIC e o Governo Federal" e que as recentes medidas do Governo na área econômica "são estratégicas para alavancar a inovação brasileira".

inovabra 3

O presidente da Finep ao centro com os diretores Lattarulo (esq) e Godoy