Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep palestra em seminário durante a SBPC 2019, em MS
fechar
Compartilhar

sbpc1

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, palestrou no primeiro dia da 71ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência -, nesta segunda-feira, 22/7, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Com o tema “O Papel da Finep no Sistema de C,T&I”, o presidente fez um histórico do apoio da Finep na cadeia de inovação brasileira e discutiu questões da atualidade que envolvem a empresa.

“A Finep é a grande conexão entre setores acadêmico e produtivo, perfaz toda a dita ‘cadeia do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação’. Todo país desenvolvido e forte em matéria tecnológica possui uma agência de fomento nos moldes da Finep. Precisamos persistir na luta por recursos, para que sigamos equipando universidades e protagonizando a infraestrutura laboratorial brasileira”, disse o presidente da Finep em sua fala inicial.

Dezenas de pesquisadores, estudantes e autoridades do mundo de C,T&I estavam na plateia e participaram com perguntas e depoimentos que tanto ressaltavam a importância da Finep, quanto levantaram questões que, no últimos anos, vêm provocando preocupações – os contínuos contingenciamentos de recursos e como a financiadora irá lidar com essas e outras demandas.

Na plateia, Ildeu de Castro, presidente da SBPC, exaltou a empresa: “a palestra do General Waldemar expôs o que a comunidade científica já sabe – a singularidade e importância da Finep. As ICTs e universidades brasileiras têm na financiadora grande parte de suas histórias. Precisamos lutar para acessarmos recursos da ‘reserva de contingenciamento’ do FNDCT (Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico-Tecnológico), de modo que a Finep opere em sua ampla capacidade. Ela sempre será motivo de defesa, orgulho e apoio nosso”, afirmou o físico.

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini, também participou da palestra, contribuindo na parte dedicada às perguntas e debates com a plateia. “Com o corte de recursos, a necessidade de escolhas se impõe. A Finep mantém a todo vapor seus programas descentralizados ligados ao FNDCT (Centelha e Tecnova), além de continuar equipando universidades e ajudando a reparar equipamentos. Se conseguirmos mais dinheiro, sem dúvida, poderemos atender aos anseios de pesquisadores e professores”, ressaltou o diretor Bortolini.

A mesa foi apresentada e mediada por Sidarta Ribeiro, professor titular e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

sbpc2

O presidente da Finep (dir),ao lado do diretor Marcelo Bortolini e de Sidarta Ribeiro

Cerimônia de abertura

No domingo, 21/7, aconteceu a cerimônia de abertura oficial da SBPC, com a presença do secretário-executivo do MCTIC, Júlio Francisco Semeghini Neto, representando o ministro Marcos Pontes, e dezenas de autoridade de Governo, incluindo o presidente da Finep, e do mundo acadêmico. Mais de 600 pessoas assistiram ao evento, realizado no teatro da UFMS.

sbpc3

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso Magno

A SBPC

A 71ª Reunião Anual da SBPC acontece de 21 a 27/7, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que incluem a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). Encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

sbpc4

Abertura oficial da SBPC