Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. HT Micron lança chip inédito com apoio da Finep
fechar
Compartilhar

chip2

Nesta terça (18/6), a empresa de semicondutores HT Micron lançará oficialmente uma tecnologia inédita: o primeiro chip para Internet das Coisas (IoT) desenvolvido e produzido no Brasil, criado em parceria com o itt Chip - Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos. A apresentação será feita durante o evento de comemoração dos 10 anos da empresa, sediada em São Leopoldo (RS). A HT Micron é fruto de uma joint venture entre a sul coreana Hana Micron, a Finep e acionistas brasileiros.

A Internet das Coisas viabiliza a conexão de uma grande gama de dispositivos e equipamentos. A tecnologia da HT Micron - System-in-Package (SIP) ou Circuito integrado de componentes múltiplos - não tem similar no mercado global. Ela permite o desenvolvimento de chips específicos sem a necessidade de volumes de produção extremamente altos, por meio da combinação de componentes de microeletrônica já existentes, permitindo que todas as tecnologias de encapsulamento avançado sejam integradas com custos reduzidos. O SIP poderá ser utilizado em produtos para localização de pessoas e cargas, medição remota de gás e água e iluminação pública, entre outros usos.

“Contar com o investimento da FINEP na HT Micron foi chave para o sucesso da empresa no Brasil. Este investimento demonstra a confiança e o comprometimento do governo na indústria de semicondutores”, diz Chris Ryu, CEO da HT Micron. A empresa foi apoiada pelo Fundo de Investimento em Participações (FIP Inova Empresa), por meio do qual a Finep investe diretamente em empresas com elevado risco tecnológico. O FIP Inova Empresa é uma forma de capitalizar e desenvolver empresas com alto potencial de crescimento, estimular atividades de inovação em setores e tecnologias prioritárias para o País e fortalecer a estrutura de capital e a ampliação do acesso ao mercado de capitais por parte das empresas. Além disso, a HT Micron também se beneficiou do apoio da Finep via Subvenção Econômica e crédito em condições especiais.

O itt Chip - Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos é um centro de excelência que também foi criado com apoio da Finep, tendo recebido mais de R$ 12 milhões em recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).