Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e CGEE lançam parceria para implementação de estratégias de Inteligência Tecnológica na financiadora
fechar
Compartilhar

 cgee siteO presidente do CGEE, Márcio Miranda, no evento de lançamento do projeto.

Nesta quinta-feira, 14/2, O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, o diretor de Planejamento e Gestão de Riscos da Finep, Márcio Girão, e o presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, participaram do lançamento das atividades do projeto "Inteligência Tecnológica para Tomada de Decisão".

A parceria visa desenvolver metodologias, processos e ferramentas de gestão de dados para qualificação do fomento à C,T&I. O propósito é colocar as tecnologias mais avançadas de big data e machine learning a serviço da operação da Finep.

Para Marcio Girão, essa parceria é "uma das bases da estratégia de ação da Finep para o desenvolvimento de um novo modelo de formulação de políticas de fomento em bases científicas". Essas bases reúnem a utilização de roadmaps e das ferramentas de inteligência tecnológica. Segundo ele, "o tratamento e organização de grandes massas de dados são fundamentais para qualificação da tomada de decisão e para o futuro do trabalho de fomento a C,T&I".


DSC 4345

Marcio Girão, diretor de Planejamento e Gestão de Riscos da Finep, 
responsável pela construção do projeto, com equipe técnica do CGEE.


De acordo com o diretor da Finep, os resultados do projeto também beneficiarão a sociedade. "Os benefícios virão tanto pela qualificação das ações de fomento, quanto pelo alinhamento às prioridades de Governo e melhor serviço para a sociedade. Mas virão também da incorporação desta a atividade à plataforma de soluções de cooperação para inovação que está sendo construída", afirma.

Para isso, o projeto está dividido em três eixos: Eixo I - Inteligência Tecnológica (IT); Eixo II – Programas; e Eixo III - Desenvolvimento Sustentável. No Eixo I, deverão ser desenvolvidas e customizadas metodologias e processos de IT, para gestão de dados e informações de C, T&I. No Eixo II, será desenvolvida metodologia para elaboração de programas de fomento à C, T&I, incluindo abordagem orientada por missão. E no Eixo III, será realizada capacitação em desenvolvimento sustentável em C,T&I incluindo a sistematização dos conhecimentos mais relevantes e atuais sobre o tema.

A partir de agora, a Área de Planejamento da Finep vai trabalhar junto com as áreas operacionais na especificação dos processos e ferramentas. Essas áreas serão as principais beneficiárias dos resultados.

Nessa parceria, o CGEE aporta dezoito anos de experiência na realização de cerca de 350 projetos de avaliação estratégica e prospecção em C,T&I. A missão do CGEE é justamente subsidiar processos de tomada de decisão por meio de estudos de prospecção e avaliação estratégica em estreita articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (SNCTI).