Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e MCTIC assinam protocolo de intenções do programa Rastro com Unecs
fechar
Compartilhar

 Unecs

União representa setor de comércio e serviços e deve ser um dos braços de logística do programa. Na foto, da esquerda para direita: Fernando Ribeiro (analista da Presidência da Finep), Ivan Moraes (superintendente de Gestão Financeira da Finep), Sergio Bresser (superintendente de Captação, Crédito e Investimento da Finep), André Godoy (diretor Administrativo da Finep), Ronaldo Camargo (presidente da Finep), Gilberto Kassab (ministro do MCTIC), Paulo Solmucci (presidente da Unecs e da Abrasel) e George Pinheiro (presidente da CACB)


A Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinaram, nesta terça-feira (27), um protocolo de intenções com a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) para adesão ao programa Rastro. O acordo viabiliza a cooperação técnica e o intercâmbio de informações entre as instituições. “A Unecs, uma das primeiras associações com as quais conversamos para formatar o programa, vai nos dar apoio, principalmente, no âmbito de logística. O Rastro é uma iniciativa que busca destravar o Brasil”, resumiu o presidente da Finep, Ronaldo Camargo.

Além dele, a cerimônia, realizada na sede do MCTIC, em Brasília (DF), contou com a presença do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, do presidente da Unecs, Antonio Paulo Solmucci Júnior, e do diretor Administrativo da Finep, André Godoy. Também participaram o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, e, pela Finep ,os superintendentes Sergio Bresser (Captação, Crédito e Investimento) e Ivan Moraes (Gestão Financeira) e o analista Fernando Ribeiro (Presidência).

 

Unecs3

André Godoy, diretor Administrativo da Finep, Ronaldo Camargo, presidente da Finep, e Gilberto Kassab, ministro do MCTIC

 

“O Rastro vai ao encontro de nossa luta: simplificar o empreender no Brasil”, disse o presidente da Unecs, Paulo Solmucci, que também está à frente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), uma das oito entidades que integram a União. “A logística (um dos pilares do projeto) é uma questão central para todo o setor de comércio e serviços, o qual representamos”, completou.

Rastro

O Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, Veículos e Coisas, projeto conhecido como Rastro, do Governo Federal, foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Entre os benefícios previstos estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

O programa é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep vai atuar como agente financeiro, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações. Para aperfeiçoar o programa, está sendo montada uma estrutura mista de governança que será coordenada por uma associação, com quatro ministérios e seis entes privados.

Unecs

A União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) é formada por oito entidades: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Juntas, elas respondem por um faturamento de R$ 1 trilhão, 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e geram 22 milhões de empregos diretos.

 

Confira abaixo mais imagens da cerimônia:

Unecs4

André Godoy, diretor Administrativo da Finep, e Ronaldo Camargo, presidente da Finep

 

Unecs2

Finep, MCTIC e Unecs assinaram protocolo de intenções em ato realizado na sede do ministério, em Brasília (DF)

 

Unecs5

Unecs vai contribuir com informações sobre logística para o Rastro

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.